Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2011 - 07h01

Erupção de vulcão na Indonésia leva a alerta vermelho

Publicidade

DA EFE

Mais de 300 pessoas foram retiradas neste sábado depois de as autoridades da Indonésia terem emitido um alerta vermelho devido à erupção do vulcão Karangetang, ao norte das ilhas Célebes, informaram fontes oficiais.

O vulcão, de 1.784 metros de altura e situado na ilha Siau, começou a lançar nuvens de fumaça e lava na sexta-feira e aumentou sua atividade com o passar das horas, embora as autoridades não tenham informado sobre mortos ou feridos.

Surabaia Amien Widodo, do Instituto Geológico de Mitigação de Desastres da Indonésia, indicou à imprensa local que o magma deslizou por mais de 1.600 metros, pondo em risco pelo menos três aldeias na base da montanha.

Em agosto de 2010, quatro pessoas morreram quando o Karangetang entrou em erupção.

Dois meses mais tarde, o vulcão Merapi também entrou em erupção e durante vários dias teve fortes explosões que deixaram 347 mortos e 400 mil pessoas deslocadas na ilha de Java.

A Indonésia se situa sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, e é o país com o maior número de vulcões no mundo: mais de 400, sendo que 129 deles estão ativos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página