Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2011 - 11h35

Hamas dispara mais de 50 foguetes contra Israel

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM GAZA

O grupo islâmico palestino Hamas rompeu a trégua de dois anos com Israel ao disparar, somente neste sábado, cerca de 50 obuses contra o território israelense. Os disparos deixaram dois feridos leves e danos menores.

Israel reagiu ao ataque com artilharia pesado e ataques aéreos, que deixaram um membro do Hamas morto e quatro civis feridos.

O chanceler israelense, Avigdor Lieberman, disse que apresentará uma reclamação à ONU (Organização das Nações Unidas) e afirmou, em comunicado, que o "objetivo primário dos palestinos é destruir Israel".

As Brigadas Ezedin Al Qasam, braço armado do Hamas, reivindicaram os disparos de "dezenas de obuses" contra as localidades israelenses fronteiriças de Sofa, Kessufim e Nahal Oz.

Mohammed Abed/AFP
Forças palestinas inspecionam casa destruída por ataque israelense; represália ao lançamento de 50 foguetes
Forças palestinas inspecionam casa destruída por ataque israelense; represália ao lançamento de 50 foguetes

Uma porta-voz do Exército israelense confirmou que "dezenas de obuses foram disparados contra Israel".

"Três desses artefatos caíram no distrito de Pithat Shalom, no deserto de Neguex (sul), onde civis ficaram levemente feridos, e outros dois obuses caíram no distrito de Eshkol, mais ao norte, sem causar feridos nem danos", declarou a porta-voz.

Segundo testemunhas em Gaza, a Força Aérea israelense bombardeou como represália um centro de segurança do Hamas no bairro de Zeitun, a leste da cidade de Gaza, e depois outro local a leste da cidade de Khan Yunis, ao sul, perto da fronteira com Israel, assim como o acampamento de refugiados de Deir al Balah, no centro do território palestino.

Israel, contudo, negou ataque aéreo e confirmou apenas que helicópteros apoiavam as forças terrestres, que "dispararam pontualmente contra alvos situados no sul da faixa de Gaza".

Essa nova escalada da violência, às vésperas da festa judaica de Purim, ocorre depois da morte de dois membros das Brigadas Ezedin Al Qasam, na quarta-feira, em um ataque aéreo israelense que tinha como alvo um terreno utilizado para o treinamento de militares no bairro de Zeitun.

Até agora, o Hamas observava uma trégua de fato com Israel, e desejava evitar um novo confronto depois da devastadora operação de 2008-2009 em Gaza que deixou 1.400 palestinos mortos.

Em janeiro, o Hamas tinha renovado seus pedidos para que os grupos armados do território respeitassem o cessar-fogo com Israel.

Os disparos de foguetes da faixa de Gaza foram de menor quantidade, mas não cessaram completamente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página