Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2011 - 14h12

Brasil e EUA assinam acordos para reduzir barreiras tarifárias

Publicidade

BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

Representantes dos governos do Brasil e dos Estados Unidos assinaram hoje um acordo para a criação de uma comissão bilateral que tem entre seus objetivos mais gerais "reduzir as barreiras não tarifárias e os subsídios que distorcem o comércio".

O acordo não significa a suspensão de subsídios dos americanos, um dos principais gargalos da relação comercial entre os dois países, mas estabelece um horizonte de discussões institucionais entre os dois países para garantir a liberalização do comércio bilateral. Hoje, o Brasil tem um deficit na balança comercial com os americanos de cerca de US$ 8 bilhões.

A comissão, segundo o acordo, terá uma lista de temas a serem objeto de discussão entre os representantes dos países. Entre esses tópicos estão o direito de propriedade intelectual, comércio de serviços, assuntos regulatórios que afetem o comércio e a "facilitação e liberalização do comércio e dos investimentos bilaterais".

Esse foi o principal acordo firmado entre Brasil e Estados Unidos na visita do presidente americano Barack Obama. Ao todo, dez acordos, parcerias e memorandos de entendimento foram assinados.

Outro acordo importante economicamente foi na área de biocombustíveis para aviação. A parceria prevê "intercâmbio de especialistas", mas ressalva que a parceria "não visa a criar compromisso ou obrigação de financiamento específico para qualquer dos lados".

Veja a lista dos outros acordos firmados pelos governos brasileiro e americano:

- Acordo sobre Transportes Aéreos
- Acordo-Quadro sobre Cooperação nos Usos Pacíficos do Espaço Exterior
- Memorando de Entendimento sobre Cooperação para Apoiar a Organização de Grandes Eventos Esportivos Mundiais
- Memorando de Entendimento para a Implementação de Atividades de Cooperação Técnica em Terceiros Países no Âmbito do Trabalho Decente
- Memorando de Entendimento para o estabelecimento do Programa Diálogos Estratégicos Brasil-EUA
- Memorando de Entendimento assinado entre a Fundação Capes e a Fundação Nacional de Ciência dos EUA sobre as Dimensões da Biodiversidade
- Protocolo de Intenções sobre a ampliação de atividades de Cooperação Técnica em Terceiros Países
- Acordo Relativo ao Exercício de Atividades Remuneradas por Parte de Dependentes do Pessoal Diplomático e Consular

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página