Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2011 - 14h24

Cerca de 2.000 vão assistir a discurso de Obama no Rio

Publicidade

CLAUDIA ANTUNES
DO RIO

Não apenas autoridades formam a plateia de cerca de 2.000 pessoas que vão ouvir daqui a pouco o discurso do presidente norte-americano, Barack Obama. Houve a preocupação dos organizadores --Embaixada e Consulado dos EUA-- em convidar grupos representativos da sociedade civil, do movimento negro e das camadas mais populares da população.

Entre os convidados, estão grupos de mulheres e idosos de Santa Cruz e Bangu (bairros de classe média baixa da zona Oeste do Rio), que conduzem projetos sociais com apoio da Prefeitura e do governo do Estado.

Também integra a plateia uma representação do Instituto Empreender, cujo objetivo é promover programas nas áreas de empreendedorismo, com acesso ao crédito e desenvolvimento de microempresas. O projeto é apoiado pela Usaid, agência norte-americana de assistência econômica e humanitária.

Na plateia, há ainda representantes do movimento negro e expoentes da cultura afro-brasileira, como os atores Lázaro Ramos, Taís Araújo, a ministra Luiza Bairros (Igualdade Racional) e o ativista, ex-político e intelectual Abdias do Nascimento, 97.

"A visita do Obama é importantíssima para aprofundar as relações entre o Brasil e os EUA. O fato deles terem eleito um presidente negro é uma lição para o Brasil", disse Nascimento.

Do movimento negro, também foram convidados representantes do Educafro, que promove a educação e a inclusão de jovens negros nas universidades.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página