Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2011 - 17h19

Chile diz que EUA podem melhorar relações comerciais bilaterais

Publicidade

DA ANSA, EM SANTIAGO DO CHILE

O ministro das Relações Exteriores do Chile, Alfredo Moreno, afirmou neste domingo que os Estados Unidos, que serão representados amanhã na visita do presidente americano, Barack Obama, ao país, "pode fazer mais em matéria de livre comércio" e "no acesso a seus mercados".

Para Moreno, os norte-americanos têm "uma dívida com Panamá e Colômbia" e disse acreditar que "o Tratado com o Chile pode se aprofundar". Ele apontou que a América Latina vive um momento importante no setor econômico e defendeu acordos de que podemos "conviver e cooperar uns com os outros".

"Efetivamente há diferenças políticas e de modelos de desenvolvimento que podem conviver e, além disso, isto está sendo notado nos resultados práticos", declarou o chanceler ao jornal "La Tercera".

Para ele, esta realidade "somada à situação dos Estados Unidos e à personalidade do presidente Obama, que também é diferente", há terreno para pensarmos "em uma nova forma de se relacionar, além da sociedade".

O chanceler chileno qualificou a relação diplomática com a nação de Obama de "muito fluída" e antecipou que o mandatário norte-americano tratará amanhã das questões relativas à "região, da visita do presidente [Sebastián] Piñera ao Oriente Médio" e sobre segurança e narcotráfico, temas "impossíveis de tentar organizar se não é em comunidade entre vários países".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página