Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2011 - 19h39

Obama acusa Irã de não proteger seu próprio povo

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acusou o governo do Irã neste domingo de "se preocupar mais em se manter no poder do que proteger ao seu povo".

Em uma mensagem de vídeo destinada ao povo iraniano e divulgado pela ocasião do Nuruz, o Ano Novo persa, Obama denunciou que nos últimos dois anos, desde a violenta repressão às massivas manifestações contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, "tem havido uma campanha de intimidação e abuso" no Irã.

"Os inocentes têm desaparecido. Jornalistas têm sido silenciados. Mulheres têm sido torturadas. Crianças têm sido condenadas à morte", declarou Obama, para quem essas iniciativas só demonstram o medo do regime.

"O futuro do Irã não será formado pelo medo. O futuro do Irã pertence aos jovens, a juventude que decidirá seu próprio destino", assegurou em sua mensagem, gravada no Rio de Janeiro, a segunda etapa de sua visita ao Brasil, parte de um giro pela América Latina que ainda o levará ao Chile e a El Salvador.

Falando diretamente à juventude iraniana, o presidente americano assegurou que "seu talento, suas esperanças e suas eleições darão forma ao futuro do Irã e ajudarão a iluminar o mundo".

"Mesmo que os tempos possam parecer tenebrosos, quero que saibam que estou com vocês."

O presidente se referiu ainda de movo mais amplo à agitação civil que vive o Oriente Médio, onde os cidadãos pedem por mudanças democráticas e protestam contra as ditaduras.

"Creio que certos valores são universais: a liberdade de associação e de assembleia pacíficas, a possibilidade de dizer o que se pensa e de eleger seus líderes. O que estamos vendo em toda a região é a insistência para que os governos rendam contas perante seu povo."

Ao mesmo tempo, aponto, "assim como os povos da região têm insistido em ter voz sobre como são governados, os governos da região também têm voz em como respondem".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página