Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2011 - 06h17

Kan nomeia ex-ministro dos Transportes para gerir crise nuclear

Publicidade

DA EFE

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, nomeou neste sábado o ex-ministro dos Transportes Sumio Mabuchi seu assessor especial para a gestão da crise na usina nuclear de Fukushima, onde o governo tenta fazer com que a situação "não deteriore mais".

Em entrevista coletiva, o porta-voz do governo, Yukio Edano, anunciou a nomeação de Mabuchi, ministro entre setembro de 2010 e janeiro deste ano, e disse que procura reforçar a gestão das operações para controlar a central de Fukushima.

O porta-voz do governo manifestou que Mabuchi, de 50 anos, foi "muito ativo" nesta crise, que definiu como um desastre "sem precedentes" no Japão.

Edano aproveitou para repassar a situação na central de Fukushima, seriamente danificada pelo terremoto e o subsequente tsunami do dia 11, e lembrou que houve alguns avanços, como a restituição parcial da iluminação em algumas salas de controle e a injeção de água doce nos reatores, em lugar de água do mar.

"Mas ainda não podemos dar uma previsão", acrescentou, antes de insistir na necessidade de a empresa operadora da central, a Tepco, oferecer informações de forma ágil e precisa à Agência de Segurança Nuclear do Japão.

"Sem esta informação é muito difícil para o governo tomar medidas, além do que pode gerar uma desconfiança entre a população e entre os trabalhadores da central", disse.

O porta-voz do governo reiterou ainda que os níveis de radiação detectados em algumas verduras cultivadas em zonas próximas à usina nuclear "não representam uma ameaça imediata para a saúde".

Na usina de Fukushima os operários trabalham há 15 dias para controlar as unidades 1, 2, 3 e 4, com lançamentos de água para diminuir a temperatura dos reatores e de suas piscinas de combustível e realizam operações para restabelecer a eletricidade e desta forma reativar seus sistemas de resfriamento

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página