Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2011 - 16h19

Após acusações, Síria expulsa jornalista da Reuters do país

Publicidade

DA REUTERS, EM LONDRES

A Síria retirou a credencial de um correspondente da Reuters, afirmando que ele havia realizado uma cobertura "antiprofissional e falsa" dos acontecimentos no país.

A agência mantém sua cobertura na Síria, onde há uma semana protestos em cidades do sul impõem ao presidente Bashar al Assad a mais profunda crise de seu governo de 11 anos.

O correspondente sênior Khaled Yacoub Oweis, que trabalhava em Damasco desde fevereiro de 2006, foi orientado na noite de sexta-feira a deixar a Síria.

Um alto funcionário do Ministério de Informação disse a ele: "sua credencial foi retirada, e você está sendo expulso por causa de suas notícias antiprofissionais e falsas. Você tem que sair imediatamente".

Autoridades do Ministério de Informação da Síria não estavam disponíveis neste sábado para oferecer esclarecimentos.

"Lamentamos a decisão do governo sírio de excluir o correspondente. Mantemos nossa cobertura e estamos empenhados em continuar com nossa exata e imparcial cobertura da Síria", afirmou Stephen Adler, editor-chefe da Reuters.

Oweis, cidadão da Jordânia, foi o primeiro correspondente estrangeiro a ser credenciado para a Reuters em Damasco. Ele também trabalhou em Bagdá, Beirute, Amã e Londres.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página