Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2011 - 09h01

Amorim critica falta de limites de ação internacional na Líbia

Publicidade

ANDREA MURTA
DE WASHINGTON

O ex-ministro de Relações Exteriores Celso Amorim criticou nesta segunda-feira em Washington pela "falta de limites" a resolução 1973 da ONU (Organização das Nações Unidas), que permitiu ataques do Ocidente à Líbia com vistas à proteção de civis e a implantação de uma zona de exclusão aérea no país.

O Brasil se absteve na votação do Conselho de Segurança que autorizou a ação. "Não porque o país é contra", disse Amorim, "mas porque onde estão os limites?".

"Foram muito além da [zona de exclusão] que foi implantada no Iraque [após a Guerra do Golfo, nos anos 1990]", afirmou. "O Brasil fez bem de se abster por causa da linguagem ambígua, que até os americanos reconhecem."

O ex-ministro também disse que vai se tornar preocupante "a situação dos civis do outro lado", partidários do ditador Muammar Gaddafi, "se os rebeldes continuarem avançando".

Os revoltosos contam agora com o apoio militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o que vem levantando dúvidas acerca da legalidade da missão e do respeito 'as definições da resolução.

Amorim falou na abertura de uma conferência sobre políticas nucleares do think tank Carnegie Endowment for International Peace, em Washington.

Ele voltou a defender a atuação do Brasil no controverso acordo nuclear fechado com o Irã em maio último, que acabou rechaçado pelas potências ocidentais e não impediu a implantação de nova rodada de sanções contra Teerã.

Afirmou que o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, mostrou boa vontade e teve que lutar contra vozes contrárias aos acordos dentro do Irã, inclusive por parte dos políticos tidos como mais liberais, como do reformista Mir Hussein Moussavi.

Mas disse que o Brasil agiu certo e não foi ingênuo. "Se fosse hoje, talvez eu não tivesse acreditado em tudo que li", disse, sugerindo ter confiado inutilmente nos pedidos dos americanos pela intervenção brasileira junto a Ahmadinejad por um acordo de troca de material nuclear.

Em relação às pressões pela assinatura do protocolo adicional do Tratado de Não Proliferação Nuclear --que o país evitou até hoje-- Amorim afirmou que o Brasil só avançará se houver progresso no desarmamento por partes das nações nuclearizadas.

E disse que o mundo tem dado mensagens incongruentes e mantido uma lógica de prestígio 'as armas nucleares. "Porque a Índia tem apoio explícito dos EUA para vaga permanente no CS da ONU e o Brasil não? Os dois são comparáveis em tudo. Só que a Índia tem a bomba nuclear e o Brasil não tem."

O ex-ministro comentou ainda sobre a rodada Doha e sugeriu que talvez seja melhor fechar a negociação como está agora do que "passar mais dez anos discutindo coisas antigas'. 'Do jeito que está, já é mais difícil [fechar] do que em 2008 (...) com esse problema dos alinhamentos das moedas [câmbios]."

Segundo ele, o problema está na falta de acordo com EUA e Índia. "Os EUA têm o maior superavit comercial com o Brasil... se quiserem [exigir] mais ainda [do Brasil], fica difícil."

Nos EUA, Amorim deverá passar um mês na Universidade Harvard a convite do ex-subsecretário de Estado para assuntos políticos Nicholas Burns.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página