Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2011 - 08h27

Gaddafi indica diplomata da aliada Nicarágua para representar país na ONU

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, escolheu um ex-ministro das Relações Exteriores da Nicarágua para representar o país na ONU.

O ex-representante da Líbia na ONU, embaixador Abdurraman Mohamed Shalgham, foi um dos diplomatas que romperam com o governo de Gaddafi logo após o início da insurreição no país.

O vácuo de representação oficial abriu espaço para que a equipe de Shalgham agisse como um canal de comunicação entre autoridades da ONU e os rebeldes.
Até o e-mail oficial da representação está sendo usado para enviar comunicados dos rebeldes para a ONU.

Gaddafi escolheu um nicaraguense por ser aliado histórico do presidente Daniel Ortega, alinhado à esquerda.

O nome escolhido foi o de Miguel D'Escoto Brockman, 78, ex-padre católico que serviu como chanceler da Nicarágua logo depois da revolução Sandinista, em 1979.

Ele nasceu nos EUA e possui cidadanias americana e nicaraguense.

D'Escoto também já foi presidente da Assembleia Geral da ONU nos anos de 2008 e 2009.

O anúncio da escolha foi feito pelo próprio governo da Nicarágua, ontem, por meio de um comunicado escrito em espanhol em seu site na internet.

A nota afirma que o então chanceler da Líbia, Moussa Koussa, enviou uma carta ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pedindo que D'Escoto represente o país na organização.

Logo após o anúncio, Koussa desertou de seu cargo no regime do ditador, escapando em um voo para o Reino Unido após cruzar a fronteira com a Tunísia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página