Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2011 - 21h50

Líder militar do Egito se reúne com presidente palestino

Publicidade

DA REUTERS, NO CAIRO

O governo militar do Egito se reunirá com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, na quinta-feira para buscar maneiras de aliviar a tensão entre o movimento Fatah e o rival Hamas, informou a agência de notícias estatal do Egito, no sábado.

Reconciliar os movimentos rivais administrando os assuntos palestinos é visto como vital para qualquer perspectiva de um Estado palestino baseado em acordos de paz com Israel.

Abbas vai manter "negociações importantes" com o marechal Mohamed Hussein Tantawi, chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas, disse a agência de notícias egípcia Mena.

O Fatah participou das negociações diretas com Israel mediadas pelos EUA no ano passado, gerando a condenação do Hamas, que tomou Gaza do Fatah em 2007 e é hostil ao Estado judaico.

Israel endureceu o bloqueio a Gaza depois que o Hamas assumiu o controle da região. O Egito intermediou seis meses de negociações entre o Hamas e o Fatah em 2009, o que levou ao esboço de um pacto para um governo de unidade nacional.

O Fatah assinou o pacto, mas o Hamas desistiu, exigindo garantias de reconhecimento internacional.

Abbas, cujo movimento ainda controla áreas da Cisjordânia, disse na semana passada que estava disposto a visitar Gaza para acabar com as divisões e dar o pontapé inicial a um "diálogo global".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página