Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2011 - 11h40

Congresso dos EUA se debate com impasse sobre Orçamento

Publicidade

DA REUTERS, EM WASHINGTON

Diante da ameaça de uma paralisação no governo, os negociadores do Congresso dos Estados Unidos devem se reunir novamente nesta quarta-feira, mas permanecem bilhões de dólares distantes de um acordo que mantenha as agências governamentais operando depois de sexta-feira.

Republicanos e democratas concordaram em princípio com uma redução de US$ 33 bilhões nos gastos, mas o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, tem pressionado para um corte de US$ 40 bilhões.

Os dois lados também precisam resolver que programas serão eliminados para satisfazer as exigências republicanas de cortes de gastos drásticos no atual ano fiscal.

Sessões de negociação separadas na Casa Branca e no Capitólio na terça-feira não obtiveram um consenso entre Boehner e líderes democratas. Os dois lados culpam uns aos outros por um impasse que pode deixar sem trabalho centenas de milhares de funcionários do governo.

A Casa Branca disse que o presidente Barack Obama pode se reunir com os legisladores novamente nesta quarta-feira. 'O presidente irá à Pensilvânia hoje para um encontro sobre segurança energética. A reunião com líderes do Congresso sobre o Orçamento ainda é possível', disse Dan Pfeiffer, porta-voz da Casa Branca, em mensagem no Twitter.

Mas assessores de Boehner e do líder democrata no Senado, Harry Reid, disseram que ainda não havia sido agendada uma reunião com Obama para esta quarta.

O duelo sobre o Orçamento é o maior teste político para os dois partidos desde que os republicanos assumiram o poder na Câmara e obtiveram grandes ganhos no Senado nas eleições do ano passado, com promessas de cortar gastos governamentais e reduzir o tamanho do governo federal.

Obama prometeu manter os negociadores trabalhando até chegarem a um acordo sobre o Orçamento para o restante do ano fiscal, que termina no dia 30 de setembro. Os recursos temporários acabam à meia-noite de sexta-feira.

"A única questão é se a política ou a ideologia irá interferir para deter um fechamento do governo", disse ele aos repórteres após o fracasso na busca de consenso durante a reunião de terça-feira na Casa Branca.

Reid emitiu uma nota de otimismo após se reunir em particular com Boehner no final da terça-feira.

"Ainda estamos negociando de boa fé, não estamos assim tão distantes, e tenho esperança de que consigamos chegar a um acordo", disse ele no Senado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página