Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2011 - 08h13

Irã reativa usina nuclear parada por problema técnico

Publicidade

DA EFE, EM TEERÃ

Especialistas iranianos iniciaram neste sábado a recarga de combustível no núcleo do reator nuclear da central de Bushehr, três meses depois de terem sido obrigados a esvaziá-lo devido a um problema técnico.

Segundo a emissora oficial de televisão PressTV, a recarga teve início após a empresa russa AtomStroyExport ter inspecionado os trabalhos de limpeza no reator e em todos os encanamentos que conectam a central ao reator.

Há algumas semanas, os engenheiros russos detectaram um pequeno defeito nas bombas de resfriamento de Bushehr, o que obrigou-os a retirarem o combustível nuclear por motivos de segurança.

O problema atrasou a conexão da usina à rede elétrica geral, o que descontentou as autoridades iranianas, que esperavam que Bushehr começasse a gerar energia no começo do ano.

Rosatom, o consórcio nuclear russo, não explicou as possíveis razões da avaria, embora alguns especialistas apontem que a central, situada às margens do Golfo Pérsico, foi danificada em setembro durante o ataque informático do vírus Stuxnet contra o país.

O regime iraniano admitiu que várias centrífugas e os computadores dos engenheiros foram afetados, mas garantiram que a central não foi prejudicada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página