Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2011 - 10h48

Portugal consegue pagar 4,3 bilhões de euros aos credores

Publicidade

DA EFE, EM LISBOA

Apesar de sua crítica situação financeira, Portugal completou nesta sexta-feira um pagamento de 4,3 bilhões de euros aos credores pelo vencimento de dívidas do governo.

Integrantes da União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional) analisam como ajudar o país, em um pacote de socorro financeiro que deve ser fechado até meados de maio.

Segundo fontes oficiais, o pagamento desta sexta-feira foi referente a uma linha de dívida emitida em 2005 a uma taxa de juro anual de 3,2%.

O Estado português pagou cerca de 139 milhões de euros de juros por esses títulos, que originalmente somavam 3 bilhões, mas foram aumentadas com emissões adicionais.

Enquanto isso, Portugal, que solicitou na semana passada auxílio financeiro internacional para evitar a quebra, segue castigado pelos mercados.

Os juros exigidos pelos investidores para adquirir bônus de sua dívida soberana para cinco e dez anos foram negociados nesta sexta-feira no mercado secundário acima de 10,5% e 8,9%, respectivamente.

O governo de Portugal anunciou que voltará em 20 de abril ao mercado com a emissão de dívida por um total de 750 milhões de euros a 1 bilhão de euros e prazos de três a sete meses.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página