Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2011 - 11h18

Hamas acusa grupo terrorista de matar italiano em Gaza

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O movimento palestino Hamas acusou nesta sexta-feira um grupo terrorista salafista pelo sequestro e assassinato do pacifista italiano Vittorio Arrigoni, cujo corpo foi encontrado na véspera na faixa de Gaza.

O Hamas prometeu ainda perseguir os autores do que chamou de "crime odioso". Desde a autonomia do território, em 1994, nenhum refém estrangeiro foi executado.

Hatem Moussa - 29.ago.2008/Associated Press
Ativista italiano Vittorio Utmpio Arrigoni, encontrado morto na faixa de Gaza
Ativista italiano Vittorio Arrigoni, encontrado morto na faixa de Gaza

Arrigoni, jornalista e militante do movimento pacifista pró-palestino International Solidarity Mouvement (ISM), teve seu sequestro anunciado na tarde de quinta-feira por militantes do grupo salafista Brigadas do Companheiro Heróico Mohamed ben Muslima.

Segundo um porta-voz dos serviços de segurança do Hamas, que controla a faixa de Gaza, o italiano foi executado por asfixia e seu corpo encontrado em uma rua da Cidade de Gaza.

O porta-voz disse que as forças de segurança identificaram um membro do grupo, que, detido, entregou outros integrantes e mostrou o local do cativeiro do ativista.

O porta-voz do Ministério do Interior do Hamas, Ihab Al Ghussein, condenou o "crime atroz", que segundo ele "não reflete nossos valores, nossa religião, nossos costumes e tradições".

"Condenamos este crime odioso e manifestamos toda nossa solidariedade com a família da vítima", declarou o principal negociador da Autoridade Nacional Palestina, Saeb Erakat.

O Ministério italiano das Relações Exteriores condenou em um comunicado o "bárbaro assassinato" e denunciou "um gesto de violência vil e irracional".

EXIGÊNCIA

Os salafistas exigiram, em um vídeo no Youtube, a libertação de seus companheiros detidos pelo Hamas, incluindo o chefe do grupo Tawhid wa al-Jihad, preso em março.

"Sequestramos o italiano Vittorio e exigimos do governo de (Ismail) Haniyeh que liberte nossos prisioneiros, começando pelo xeque Hisham Al Sueidan. Se não responderem (...) em 30 horas a partir das 11h (05h de Brasília) de 14 de abril, executaremos o prisioneiro".

Hisham Al Sueidan, oriundo do campo de refugiados de Nusseirat, foi detido em março passado pelas forças de segurança do Hamas.

Al Sueidan era ligado a Abdelatif Mussa, líder do pequeno grupo salafista Jund Ansar Alah, que morreu em confronto com a polícia do Hamas em 15 de agosto de 2009, durante a tomada de uma mesquita de Rafah.

Os grupos palestinos de Gaza que se definem como salafistas, favoráveis à volta dos costumes originais do Islã, acusam o Hamas de debilidade diante de Israel e na imposição da lei islâmica.

Existem ao menos cinco grupos deste tipo na faixa de Gaza (Jaich al Islam, Jund Ansar Alah, Tawhid wa al-Jihad, Jaich al Uma e Ansar al Suna), que reúnem centenas de membros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página