Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2011 - 07h39

Violência em protesto da oposição deixa 14 mortos na Síria

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao menos 14 pessoas morreram nas últimas horas perto da cidade síria de Homs, durante um protesto da oposição que acabou com confrontos com as forças de segurança, informou nesta segunda-feira a rede de televisão Al Jazeera.

A rede de TV não deu detalhes sobre a identidade das vítimas.

Os distúrbios foram registrados na noite deste domingo na localidade de Talbisa, próxima à cidade de Homs, norte de Damasco e perto da fronteira com o Líbano, onde se vivia uma grande tensão nas ruas.

A Síria vive desde o dia 15 de março um movimento popular de protesto sem precedentes contra o regime de Bashar al Assad, cuja repressão já deixou pelo menos 200 mortos, segundo as organizações humanitárias.

Testemunhas disseram na noite de domingo que as forças de segurança "abriram fogo contra uma multidão composta por milhares de pessoas" que participavam do funeral de uma pessoa morta na véspera em Talbiseh.

Em Sueida, bastião dos sírios drusos no sul do país, cinco pessoas ficaram feridas neste domingo quando partidários do regime dispersaram uma manifestação a favor da liberdade nesta região e outro protesto em uma cidade vizinha, afirmaram militantes de direitos humanos.

Estes incidentes ocorreram um dia após Assad prometer a revogação em uma semana da lei do estado de emergência, emblemática do regime e vigente há quase meio século.

Em um discurso, Assad anunciou que uma comissão jurídica elaborará uma nova legislação para acabar com o Estado de emergência, embora tenha insistindo que o movimento de contestação é provocado por uma "conspiração" contra seu país.

A oposição julgou este anúncio insuficiente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página