Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2011 - 15h48

Premiê da Itália diz que beatificação de João Paulo 2º será tranquila

Publicidade

DA ANSA, EM ROMA

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, afirmou que o governo está trabalhando para garantir que a cerimônia de beatificação do papa João Paulo 2º ocorra de maneira "tranquila e serena".

"O governo italiano está empenhado, com todas as suas estruturas, para garantir a tranquila e a serena participação dos fiéis à cerimônia", disse o premiê, em uma carta enviada nesta sexta-feira ao secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, em ocasião da Páscoa.

A beatificação de João Paulo 2º está agendada para o próximo dia 1º de maio. A cerimônia, que vai ocorrer na Praça São Pedro, no Vaticano, será presidida pelo papa Bento 16.

No mesmo documento, Berlusconi afirmou que a Itália também está empenhada em oferecer "assistência às milhares de pessoas" que fogem do norte da África devido aos recentes conflitos políticos locais.

De acordo com o chefe de governo, as medidas adotadas por Roma visam respeitar "a dignidade e o valor do homem".

A Itália, principalmente a ilha de Lampedusa, que fica ao sul do país, tem sido um dos principais destinos de cidadãos que fogem do Egito, Líbia, Tunísia, entre outras nações que passam por manifestações contra o governo.

O alto fluxo de imigrantes fez com que os centros de acolhimento de Lampedusa ficassem superlotados. A situação também gerou protestos entre os moradores da ilha.

Por isso, Roma resolveu transferir os estrangeiros para outros centros de acolhimento e repatriar o máximo de pessoas possível.

O governo italiano também decidiu conceder vistos temporários a imigrantes que fugiram de seus países por conta de conflitos políticos, o que descontentou a França, que teme uma onda imigratória.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página