Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2011 - 21h49

Navios da Otan atacam cabo de fibra ótica na Líbia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Navios da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) atacaram nesta segunda-feira um cabo submarino de fibra ótica que conectava Sirte com os portos petroleiros de Ras Lanuf e Brega (leste), causando o corte das telecomunicações nesta região, disse a televisão estatal.

"As fragatas do agressor cruzado e colonialista (Otan) bombardearam um cabo de fibra ótica situado a 15 milhas náuticas da costa e que se conecta em Sirte, Ras Lanuf e Brega", informou o canal de televisão Al Jamahiriya.

O canal citou uma fonte militar, que disse que o ataque "causou o corte das
telecomunicações hoje (segunda-feira)" nesta região.

As notícias chegam horas após relatos de rebeldes e moradores apontarem que a cidade líbia de Misrata tem corpos espalhados pelas ruas e que médicos sofriam para conseguir cuidar dos feridos nesta segunda-feira, depois de uma das batalhas mais sangrentas durante dois meses de cerco ao local.

Na sequência de um ataque intenso de bombardeios durante a noite, as pessoas saíram de suas casas na manhã seguinte para ver cenas de devastação causadas pelas forças de Muammar Gaddafi com mísseis e tanques.

Médicos disseram que mais de 20 pessoas foram mortas na batalha do domingo e 28 na de sábado. Um porta-voz dos rebeldes disse que o número de mortos pode ser maior.

Três corpos foram carbonizados de maneira irreconhecível por conta do bombardeio durante a noite e um garoto de 10 anos foi morto enquanto dormia. Mas, segundo os residentes, muitos ataques não atingiram os seus alvos. Eles acrescentaram que o ataque parou quando os aviões da Otan sobrevoaram a cidade.

"Corpos de soldados de Gaddafi estão espalhados por todos os lados, nas ruas e nos prédios. Não sabemos dizer quantos. Eles estiveram aqui por dias", disse por telefone Mohammed Ibrahim, um morador que teve seu primo morto no final de semana.

ANÚNCIO DE RETIRADA

As forças de Gaddafi disseram que deixariam Misrata no final da semana passada para entregar a região para as tribos locais, confirmando que os ataques da Otan tinham afetado os soldados.

Os rebeldes, então, comemoraram a vitória prematuramente no sábado. Em poucas horas, Misrata viu uma das maiores batalhas do cerco na qual centenas de civis foram mortos na cidade que virou um símbolo de resistência contra Gaddafi.

Misrata era a única grande cidade da parte ocidental do país que ainda estava nas mãos dos rebeldes, e se as tropas de Gaddafi fossem retiradas de lá seria um revés significativo para eles.

Moradores disseram que as forças leais ao governo foram retiradas da rua Trípoli, palco das batalhas recentes, para a periferia da cidade, de onde partem para ataques esporádicos quando os aviões da Otan não estão à vista.

No entanto, os moradores não sabem confirmar se o Exército saiu da cidade definitivamente.

No principal hospital de Misrata, os médicos sofreram para cuidar dos feridos. Um porta-voz dos rebeldes, Sami, disse que a situação humanitária está piorando rapidamente.

"É indescritível. O hospital é muito pequeno, está lotado com feridos, a maioria em condições criticas", disse em entrevista à Reuters por telefone. "A comida disponível na cidade também está diminuindo. O estado da cidade está deteriorando por conta do cerco de dois meses".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página