Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2011 - 14h27

Gato do governo britânico se veste para o casamento real

Publicidade

DE SÃO PAULO

O clima de casamento real dominou todo o Reino Unido e nem o gato da residência oficial do primeiro-ministro britânico, a 10 Downing Street, foi poupado.

Larry foi fotografado nesta quinta-feira com uma gravata borboleta com as cores da bandeira britânica, já preparado para a festa que a Downing Street vai realizar nesta sexta-feira para celebrar o casamento do príncipe William com Kate Middleton.

O gato Larry foi "contratado" pelo primeiro-ministro David Cameron para ajudar no combate aos ratos que rondam o número 10 da Downing Street. Ele se envolveu em uma polêmica ao atacar os braços de Lucy Manning, uma repórter da emissora ITV, durante uma entrevista após seu primeiro dia na nova casa.

Ben Stansall/Reuters
Gato Larry, o felino oficial da 10 Downing Street, veste gravata borboleta com as cores da bandeira britânica
Gato Larry, o felino oficial da 10 Downing Street, veste gravata borboleta com as cores da bandeira britânica

Ele é um gato vira-lata malhado de 4 anos, que antes morava na Casa de Cães e Gatos Battersea, em Londres, e tornou-se uma sensação na mídia britânica desde que chegou na Downing Street.

Ele chegou até a dar "entrevista" ao jornal "Daily Telegraph". "Um minuto estou sentando em uma gaiola em Battersea, brincando preguiçosamente com uma bola de lã, e em seguida sou o caçador de ratos chefe no gabinete, animal oficial da família Cameron e algo que já está sendo chamado de "o miau por trás do trono"".

GATOS OFICIAIS

Larry é o primeiro felino no local desde Sybil, que se mudou para lá com o então ministro das Finanças Alistar Darling em 2007, mas retornou para Edimburgo depois de seis meses. Sybil foi o primeiro a viver no endereço desde o legendário Humphfrey, o animal de estimação de Margaret Thatcher, que residiu na casa até o reinado de John Major.

O ex-premiê Tony Blair aposentou Humphrey em 1997, em meio a persistentes especulações de que sua mulher, Cherie, não o suportava e o teria expulsado.

Humphrey constava da folha de pagamentos do governo, recebendo 100 libras (US$ 160 dólares) por ano do orçamento do Gabinete Oficial. Um arquivo de 120 páginas sobre o gato, liberado após o Ato de Segredos Oficiais revelou: "Ele era um workaholic que gastava quase todo o seu tempo no escritório, não tinha registros criminais e não socializava de modo significativo. Também não esteve envolvido em nenhum escândalo sexual, ao que se saiba".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página