Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2011 - 16h19

Único brasileiro na lista, embaixador vai sozinho ao casamento real

Publicidade

MÁRCIA SOMAN MORAES
DE SÃO PAULO

O embaixador do Brasil no Reino Unido, Roberto Jaguaribe, é o único brasileiro confirmado na lista de 1.900 convidados para a cerimônia religiosa do casamento do príncipe William com Kate Middleton, nesta sexta-feira (29). A "honra", contudo, vem com um lado negativo: ele terá que ir sozinho, já que o convite protocolar é válido somente para o diplomata.

Jaguaribe confirmou por telefone à Folha.com que irá ao casamento, que será realizado às 11h (7h de Brasília) na tradicional Abadia de Westminster, em Londres. A Folha.com vai cobrir o evento ao vivo, em live blogging, a partir das 6h.

A cerimônia vai ser a primeira vez que Jaguaribe vê os noivos --e ele deve ter uma visão privilegiada na grande abadia. Segundo o mapa de lugares divulgado pela imprensa, ele e os outros diplomatas devem se sentar na parte da frente da igreja, ao lado do local dedicado aos membros da família real e bem perto de William e Kate.

"Acho que será uma cerimônia muito bonita, com uma decoração muito bonita. O protocolo britânico [responsável pela organização] é muito competente e os horários devem ser cumpridos à risca", disse o embaixador, confirmando a fama de pontualidade do povo britânico. O palácio real divulgou um cronograma minuto a minuto para a cerimônia e que prevê a saída de Kate do luxuoso hotel Goring às 6h51.

Jaguaribe contou ainda que não comprou nada para os noivos, já que, nestes casos de convites oficiais, o presente é encaminhado pela equipe diplomática.

Ele disse, contudo, que acha difícil que o governo brasileiro adote o conselho dos noivos e troque o presente por uma doação para uma de 26 organizações de caridade, a maioria pouco conhecidas e sem patrocínio real até então. O palácio criou inclusive um fundo especial para receber as doações, que podem ser feitas em seis diferentes moedas através do site www.royalweddingcharityfund.org.

FESTA

Logo após a cerimônia em Westminster, que deve durar uma hora, Jaguaribe seguirá para uma festa no palácio Lancaster House dedicada aos embaixadores e diplomatas pela Chancelaria britânica. Lá, poderá levar sua mulher e deve ser recebido pelo chanceler, William Hague.

Os noivos, contudo, devem seguir para a recepção organizada para a rainha e com uma lista bem mais exclusiva: 650 convidados. Em seguida, eles têm um jantar será ainda mais íntimo, para privilegiados 300 amigos e familiares.

"Não descarto que algum membro da família real compareça, mas os noivos certamente não irão", disse Jaguaribe, explicando que esta será uma das milhares de festas que o povo e o governo britânico vão organizar nesta sexta-feira para celebrar as bodas de William e Kate.

SENSAÇÃO

O embaixador, que mora em Londres, contou que há dias o clima é de grande expectativa. "A cidade está repleta de bandeiras, todos estão mobilizados, Os canteiros estão cheios de flores e a segurança, obviamente, também foi aumentada".

Ele preferiu evitar comparações com o casamento dos pais de William, príncipe Charles e Lady Diana, em 1981, último grande casamento real britânico.

Mas reconheceu que a realeza do Reino Unido é especialista em atrair a atenção da imprensa estrangeira e criar mitos. "O casal é jovem e a moça é plebeia e muito bonita, tudo isso torna o evento mais popular", disse.

Reconhecendo o interesse, o governo britânico decretou feriado no Reino Unido nesta sexta-feira. A embaixada brasileira também vai fechar, para que todos possam acompanhar o festejo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página