Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2011 - 04h05

Milhares de pessoas acampam durante a noite para assistir ao casamento do ano

Publicidade

DA EFE

Milhares de pessoas acampadas em vários pontos de Londres --e milhões em todo o mundo-- aguardam nesta sexta-feira com ansiedade ou simples curiosidade o esperado enlace do príncipe William e de Kate Middleton, o casamento do ano no Reino Unido.

Centenas de admiradores passaram a noite em tendas montadas em frente à Abadia de Westminster, onde nas próximas horas se casarão os noivos, e em diversos parques da capital britânica para acompanhar ao vivo o casamento do jovem casal.

Muitos dos que já aguardavam na noite desta quinta-feira na avenida conhecida como The Mall, em frente ao palácio de Buckingham, foram recompensados quando o príncipe William saiu para cumprimentá-los, estendendo as mãos a muitos deles, conversando e tirando fotografias.

Pela programação, os 1.900 convidados à cerimônia na Abadia de Westminster devem começar a chegar pouco depois das 4h (horário de Brasília), enquanto os membros das famílias reais estrangeiras farão o mesmo às 6h20. William e seu irmão e padrinho de casamento, o príncipe Harry, deverão entrar no templo às 6h15.

O noivo, que trajará o uniforme escarlate de coronel da Guarda Irlandesa, terá de esperar quase 45 minutos até a chegada de Kate, que deixará com seu pai, Michael, o luxuoso hotel londrino onde passou sua última noite de solteira para seguir ao templo às 6h51 em uma limusine Rolls-Royce Phantom VI. Sua mãe, Carole, seu irmão, James, e sua irmã, Philippa, que será a dama de honra, terão feito o mesmo cerca de meia hora antes.

Segundo o programa oficial, a rainha Elizabeth II e seu marido, Felipe de Edimburgo, chegarão por volta das 6h45, pouco depois do príncipe Charles, pai do noivo, e de sua esposa, Camilla.

A cerimônia nupcial, oficiada por vários clérigos, entre eles o arcebispo de Canterbury e primaz da Igreja Anglicana, Rowan Williams --encarregado de casar William e Kate--, terá início às 7h e deve chegar ao fim pouco depois das 8h, quando os recém-casados começarão sua procissão em carruagem até o Palácio de Buckingham.

Tal qual se indicou, Kate Middleton, ao pronunciar seus votos, não prometerá "obedecer" mas "amar, confortar e honrar" o príncipe William, seu namorado nos últimos oito anos.

O trajeto até o Palácio de Buckingham, em uma carruagem State Landau de 1902 levada por cavalos, percorrerá as ruas centrais de Londres, onde haverá multidões para presenciar ao vivo a exibição aérea de aviões militares e, com sorte, o beijo do casal desde o balcão de Buckingham.

A partir desse momento, os festejos serão privados e começarão com um almoço oferecido por Elizabeth II, avó do príncipe, a 600 seletos convidados no mesmo palácio, com o acompanhamento musical da harpista real Claire Jones.

Nesse momento será apresentada a espetacular torta nupcial produzida pela confeiteira Fiona Cairns.

A rainha, de 85 anos, e seu marido irão se retirar após o almoço, e não ficarão para a recepção ainda mais exclusiva - só para cerca de 300 convidados - que será oferecida pelo príncipe Charles e que consistirá em um aperitivo e um jantar de três pratos preparado pelo chef suíço Anton Mosimann.

Na sequência terá início uma festa comandada por DJs em um dos salões do palácio.

O príncipe Harry preparou ainda um "café da manhã dos sobreviventes", consistente em sanduíches de bacon para os convidados que conseguirem sobreviver à noite de celebração.

Com audiência televisiva em todo o mundo calculada em dois bilhões de pessoas e multidões concentradas em Londres para acompanhar o casamento real, as autoridades e a monarquia montaram telões em Hyde Park e na Praça Trafalgar para transmitir todos os detalhes da ocasião ao vivo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página