Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2011 - 11h13

Obama visita área devastada por tornados; mais de 290 morreram

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visita nesta sexta-feira com sua família partes do Estado de Alabama devastadas por uma série de tornados e tempestades violentas. O mau tempo varreu o sul dos EUA e deixou ao menos 297 mortos, enquanto sobreviventes tentam recuperar o que sobrou de seus bens.

Os tornados desta temporada foram os mais mortais desde abril de 1974, quando 315 morreram em uma tempestade que varreu 13 Estados no sul e meio-oeste dos EUA.

Desta vez, as tempestades atingiram principalmente o Alabama. Mais de dois terços das vítimas viviam no Estado e várias cidades ficaram destruídas com as forças dos ventos.

Obama deve visitar uma destas cidades Tuscaloosa, e se encontrar com o governador Robert Bentley e com as famílias afetadas. A cidade de Tuscaloosa foi transformada em um verdadeiro cenário de guerra, com ruas inteiras destruídas e várias zonas irreconhecíveis.

Larry Downing /Reuters
Presidente Barack Obama, sua mulher, Michelle, e as filhas Malia e Shasha, caminham para avião para viajar ao Alabama
Presidente Barack Obama, sua mulher, Michelle, e as filhas Malia e Shasha, caminham para avião para viajar ao Alabama

Na noite desta quinta-feira, Obama assinou um documento para envio de ajuda emergencial ao Estado.

A visita do presidente parece ainda um esforço para evitar o erro do antecessor George W. Bush, criticado por demorar a reagir depois que o furacão Katrina devastou Nova Orleans.

As autoridades estimam que o número total de óbitos será conhecido apenas em vários dias. Os Estados do Alabama, Arkansas, Kentucky, Mississippi, Missouri, Tennessee e Oklahoma declararam o estado de emergência, e seus governadores pediram a ajuda da Guarda Nacional para as operações de resgate e limpeza.

A Casa Branca afirmou que Obama conversou nesta quinta-feira com a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, e com o administrador da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), Craig Fugate, para discutir o desastre.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) indicou que mais de 300 tornados já haviam sido registrados desde sexta-feira passada, sendo mais de 130 na quarta.

O Alabama foi varrido por duas linhas de tempestades e um tornado que transformou em ruínas a cidade de Tuscaloosa, onde fica a Universidade do Alabama.

O prefeito de Tuscaloosa, Walter Maddox, disse à rede CNN que o tornado havia "obliterado quarteirões e mais quarteirões" da cidade. "Nossa infraestrutura foi absolutamente devastada", acrescentou.

"Quando vejo este rastro de destruição, de cerca de cinco a sete milhas (8 a 11 km) de comprimento por meia ou uma milha de largura, não sei como alguém conseguiu sobreviver. Há partes da cidade que não reconheço. É um momento trágico para nossa cidade", lamentou Maddox.

Um tornado também causou muitos prejuízos na cidade de Birmingham, mas as autoridades ainda não sabem dimensionar o estrago. "Este foi um evento muito sério e fatal, que atingiu nosso estado e ainda não terminou", alertou Brantley.

Assustados, os moradores de Birmingham tentavam calcular os danos na manhã desta quinta-feira. Enquanto alguns agradeciam por ainda estarem vivos, outros choravam a perda de amigos e familiares.

"Havia vigas de madeira caindo do céu", descreve o gerente de loja Jack Welch. 'Pelo menos 30 casas foram destruídas' perto de seu estabelecimento.

Algumas das casas varridas pelos fortes ventos tiveram os destroços localizados a até 80 quilômetros de distância. Dezenas de cidades estão sem energia elétrica.

O NWS lançou um raro alerta de "alto risco" para novos tornados, tempestades de granizo e enchentes para partes do Alabama, Geórgia e Mississippi.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página