Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2011 - 22h08

Casa Branca deseja "vida cheia de felicidades" a William e Kate

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Casa Branca enviou nesta sexta-feira uma mensagem de felicitação ao príncipe William e Kate Middleton, após ambos se casarem na Abadia de Westminster, em Londres.

Veja galeria de imagens do baile no palácio de Buckingham
Confira a cerimônia minuto a minuto
Confira o momento da chegada de Kate
"Você está linda", disse William ao ver Kate
Veja galeria de imagens do casamento
Antimonárquicos celebram festa do 'Não Casamento Real'

Em comunicado, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, indicou que os Estados Unidos "não possuem um amigo mais próximo no mundo do que o Reino Unido".

Por isso, "nesta ocasião, transmitimos felicitações de coração ao povo britânico e da Commonwealth", assinalou a nota.

John Stillwell/Reuters
William e Kate retornam ao palácio de Buckingham para a festa após seu casamento na abadia de Westminster
William e Kate retornam ao palácio de Buckingham para a festa após seu casamento na abadia de Westminster

"Compartilhamos suas esperanças de um futuro brilhante para o casal real", acrescentou Carney.

"Cumprimentamos o príncipe William e Catherine Middleton, os duques de Cambridge, em seu casamento hoje, e lhes desejamos uma vida de felicidade juntos".

FESTA

Ainda no início da noite, o príncipe William e sua mulher, Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, chegaram ao palácio de Buckingham para a festa de seu casamento. Mais cedo, os dois tinham deixado o palácio rumo à Clarence House para descansar.

Os recém-casados William e Kate retornaram ao palácio para participar da festa oferecida a cerca de 300 pessoas, para os familiares e amigos mais próximos do casal --com direito a DJ.

Para a cerimônia, Kate Middleton usou outro modelo de Sarah Burton, da marca de Alexander McQueen: um vestido de noite branco de cetim, bordado de brilhantes na cintura.

O príncipe, como o resto dos convidados, chegou com um fraque para a festa que incluirá música e baile para os familiares e amigos mais próximos.

John Stillwell/WPA Pool/France Presse
Kate usou outro modelo de Sarah Burton: um vestido de noite branco de cetim, bordado de brilhantes na cintura
Kate usou outro modelo de Sarah Burton: um vestido de noite branco de cetim, bordado de brilhantes na cintura

Na ida à Clarence House, residência oficial do príncipe Charles, William dirigiu um Aston Martin conversível azul, cheio de balões e com uma placa "recém-casados".

O palácio real não divulgou muitos detalhes das festas, onde jornalistas são vetados. Não se sabe se Kate e William vão mudar para um figurino mais informal para curtir a festa longe do protocolo rígido da realeza.

Pierre-Philippe Marcou/France Presse
Príncipe William dirige Aston Martin conversível, ao lado da noiva; eles vão descansar antes da festa
Príncipe William dirige Aston Martin conversível, ao lado da noiva; eles vão descansar antes da festa

No volante, William estava com outro uniforme militar, desta vez azul, e um grande sorriso. Já Kate cumprimentava quem estava no trajeto ainda com seu fabuloso vestido de noiva da grife Alexander McQueen.

O Aston Martin, famoso por aparecer nos filmes de James Bond, levava ainda balões com as iniciais W e C (de Catherine), além de bexigas azuis, brancas e vermelhas --as cores da bandeira britânica.

Ao mesmo tempo que William dirigia o carro, seus companheiros da Força Aérea Real sobrevoavam com um helicóptero amarela da unidade de busca e resgate.

Ian West/AFP
Kate Middleton conhece governador-geral do Canada, David Johnston, em recepção no Palácio de Buckingham
Kate Middleton conhece governador-geral do Canada, David Johnston, em recepção no Palácio de Buckingham

CASAMENTO

William, 28, e Kate, 29, trocaram votos perante 1.900 convidados na abadia, observados por uma audiência de milhões na televisão e na internet. Os noivos foram formalmente declarados casados pelo arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, líder espiritual da Igreja da Inglaterra.

Os sinos badalaram e as trombetas tocaram enquanto os 1.900 convidados chegavam à histórica abadia, local de coroação para a monarquia desde que William, o Conquistador, foi coroado em 1066.

A rainha Elizabeth 2ª, o jogador de futebol David Beckham e sua mulher Victoria, o cantor Elton John e a o primeiro-ministro britânico, David Cameron, estavam entre os convidados. Eles se juntaram a 50 chefes de Estado, integrantes de instituições de caridade e veteranos de guerra que conheceram o príncipe durante seu treinamento militar.

Toby Melville/Reuters
Príncipe William deixa Abadia ao lado de Kate Middleton; casal se une sob olhos do mundo
Príncipe William deixa Abadia ao lado de Kate Middleton; casal se une sob olhos do mundo

Mas, após semanas de especulações na imprensa especializada em moda, a expectativa era pela primeira vista do vestido da noiva, revelado enquanto Kate entrava na limusine Rolls Royce para ir à Abadia de Westminster e se tornar Sua Alteza Real, a duquesa de Cambridge.

Em uma agradável surpresa a todos os britânicos, a nova ícone da moda escolheu Sarah Burton, criadora da marca Alexander McQueen. Ela escolheu um modelo moderno, delicado e cheio de rendas e um véu contido perto dos 7,5 metros que fizeram parte do vestido de Diana em 1981.

A primeira plebeia a casar com um príncipe tão próximo ao trono em mais de 350 anos, ela é vista como a nova face moderna da monarquia britânica. Sua entrada foi ao som da música "I was glad", de Charles Parry.

Segundo a especialista em leitura labial, Tina Lannin, o príncipe Harry, irmão e padrinho do noivo, disse assim que Kate entrou: "Pronto, ela chegou".

Depois de uma cerimônia tradicional, eles trocaram os votos e William, com alguma dificuldade, colocou a aliança de ouro galês na mão de Kate. Ele, por sua vez, preferiu não usar nenhum anel.

Lannin disse que, instantes antes de dizer o "sim, aceito", o príncipe William brincou rapidamente com seu então futuro sogro. William disse "a gente tinha planejado fazer isso em família" ao ouvido de Michael Middleton, o pai da noiva.

A assinatura dos registros foi feita em uma sala privada, a Capela do Santo Edward, o Confessor. Minutos depois, eles saíram, reverenciaram a rainha e subiram em uma tradicional carruagem de 1902 para seguir em trajeto até o Palácio de Buckingham.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página