Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2011 - 09h30

Obama promete a estudantes lutar por reforma migratória

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta sexta-feira, diante de mais de 3.000 alunos do Miami Dade College, que seguirá trabalhando para impulsionar a reforma migratória e o "Dream Act", que permitiria a legalização de estudantes imigrantes ilegais.

Em cerimônia de graduação, Obama reiterou que acredita 'firmemente que devemos regular nosso falho sistema migratório', no que foi aplaudido pelos estudantes, procedentes de 60 diferentes países.

O presidente americano reafirmou mais uma vez seu apoio ao 'Dream Act', que permitiria a legalização de estudantes imigrantes ilegais que se inscreverem nas Forças Armadas ou que completarem pelo menos dois anos de estudos universitários.

'Não faz sentido expulsar jovens com talento do nosso país. Eles cresceram como americanos. Prometem jurar lealdade a nossa bandeira e tentam servir em nossas Forças Armadas ou obter um título universitário como forma de contribuir para o nosso futuro. Nós apreciamos sua ajuda', afirmou Obama.

O presidente indicou que recentemente alguns estudantes admitiram publicamente que estão no país ilegalmente.

'Alguns foram trazidos aqui quando eram pequenos e descobriram a verdade quando já eram adultos', disse.

Enquanto Obama fazia as promessas, no exterior do recinto mais de 20 estudantes, muitos deles imigrantes ilegais, gritavam ao presidente, com cartazes nas mãos, que detivesse as expulsões de jovens que poderiam se beneficiar do 'Dream Act'.

Dentro da sala de aula, no entanto, o líder americano ressaltou que não pode agir sem o apoio do Congresso.

Em 2008, Obama prometeu ao eleitorado latino uma reforma migratória que permitisse a legalização dos imigrantes ilegais e aumentasse a segurança na fronteira, entre outros itens.

No entanto, o descumprimento dessa promessa lhe valeu fortes críticas de líderes da comunidade imigrante --que denunciam o aumento nas deportações-- e de líderes democratas no Congresso.

Obama participou da cerimônia de graduação após visitar o Alabama, o estado americano mais afetado pelas tempestades e tornados dos últimos dias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página