Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2011 - 14h12

Rei Mohamed 6º visita Marrakech dois dias depois de atentado

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O rei Mohamed 6º do Marrocos desembarcou neste sábado em Marrakech, para visitar o Café Angara, na turística praça Jamaa el Fna, onde um explosivo acionado à distância matou 16 pessoas na quinta-feira (28).

Centenas de pessoas se reuniram na área do ataque e exibiram fotos do rei e bandeiras marroquinas.

O rei reafirmou que o ataque não vai atrasar seu programa de reformas políticas no país. Ele passou dez minutos inspecionando o que restou do café, que há anos é parada obrigatório dos turistas que passam pela região.

Jean Blondin /Reuters
Rei do Marrocos (seg. à dir.) visita o local de explosão que matou ao menos 16 na famosa praça Jamaa el-Fna, em Marrakech
Rei do Marrocos (seg. à dir.) visita o local de explosão que matou ao menos 16 na famosa praça Jamaa el-Fna, em Marrakech

"Um ato tão covarde é contrário aos valores nobres humanitários de respeito ao valor da vida, tolerância, liberdade e paz que o povo marroquino valoriza", disse o rei. "Isso vai apenas fortalecer o desejo do povo marroquino de enfrentar quem quer que tente acabar com o modelo que foi escolhido para reformas democráticas e desenvolvimento", completou.

Pela primeira vez desde o ataque, a polícia liberou o café para os jornalistas. Uma cratera de cerca de um metro de diâmetro no centro do terraço indica o local da explosão e é cercado de restos de talheres, copos, pratos e de sangue.

Os investigadores criminais disseram que é pouco provável que o terrorista tenha agido sozinho na explosão, que deixou 14 estrangeiros e dois marroquinos mortos.

Ninguém reivindicou o ataque até o momento, o mais letal desde uma série de ataques a bomba que matou 45 em Casablanca, em 2003.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página