Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2011 - 15h08

Avessas ao casamento real ou temáticas, festas tomam conta da noite de Londres

Publicidade

LUISA BELCHIOR
EM LONDRES

Assim como os 300 convidados para a festa final do casamento do príncipe William com Kate Middleton no palácio de Buckingham, outros 2.000 bares, pubs e boates de Londres celebraram a união com festas oficiais. Nem todas, no entanto, atraíram o interesse de quem saiu à noite para celebrar a data.

"Queremos comemorar, mas chega de bandeirinhas e fotos de William e Kate", protestava o inglês Tom Stuart, 38, na fila de uma boate no centro de Londres, onde não se via qualquer referência ao casamento real.

Os pubs ficaram lotados do início da noite ao início da madrugada. Um deles, o de Globe, aberto desde as 7h por causa do casamento real, teve que pedir para clientes deixarem o local, por volta das 2h. "Foi a primeira vez que transmitimos um evento não esportivo, não sabíamos como ia ser", disse o gerente Michael Spor.

A partir dali, as pessoas começaram a buscar festas e boates. Temáticas ou não, a maioria seguia a mesma receita: música, bebidas e muita gente. Nas que celebravam o casamento, havia bandeiras e símbolos da realeza na decoração, drinques e vestimentas temáticas.

Mas as alheias à celebração da união de William e Kate também fizeram sucesso. Uma delas, promovida pelo Movimento Republicano, avesso à monarquia, reuniu cerca de 1.000 pessoas, segundo os organizadores, em uma boate às margens do rio Tâmisa.

"Queremos simplesmente mostrar que há pessoas contra todo esse circo e esse gasto absurdo de dinheiro", disse um dos organizadores, Graham Smith.

Nos arredores do Palácio de Buckingham, algumas centenas de pessoas ainda circulavam no meio da madrugada na esperança de ver os participantes da festa do casamento que acontecia ali dentro. Dos portões, se ouvia ruídos da celebração e relances da iluminação, bem no estilo boate.

A maioria dos convidados deixou a festa por volta das 3h. No resto da cidade, porém, a festa seguia dali em diante. "Estamos bebendo champagne desde as 9h. Não pretendemos ir embora tão cedo", disse o sueco Frederic Coeman.

Partidários ou não do casamento, o que todos mais celebravam, afinal, era um raro feriado prolongado na cidade.

Na manhã deste sábado, o príncipe William e Kate Middleton deixaram o palácio em um helicóptero. Especula-se que o casal sairá em lua de mel ainda este sábado, mas não foi divulgada nenhuma informação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página