Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/05/2011 - 10h48

Israel suspende transferência de fundos a palestinos por acordo

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM JERUSALÉM

Israel anunciou neste domingo a suspensão da transferência de fundos à Autoridade Nacional Palestina, dias depois do histórico acordo de reconciliação entre os rivais movimentos palestinos Fatah e Hamas.

Segundo o jornal "Yediot Aharonot", Israel deveria pagar aos palestinos 300 milhões de shekels (US$ 88,7 milhões).

O ministro israelense da Economia, Yuval Steinitz, adiou uma reunião, prevista para este domingo, que deveria concretizar a transferência de dinheiro à Autoridade Nacional Palestina, retido por Israel.

"Ordenei a suspensão do encontro com os palestinos, durante o qual deveríamos fazer o balanço sobre os fundos que transferimos à Autoridade Nacional Palestina em virtude de nossos acordos", disse Steinitz, sem dar mais detalhes.

O acordo entre as facções palestinas, mediado pelo Egito, foi anunciado de maneira surpreendente na quarta-feira (27), depois que as demandas para formar um novo governo foram aceitas tanto pelo líder palestino, Mahmoud Abbas, do Fatah, que governa a Cisjordânia, quanto pelo Hamas, que controla a faixa de Gaza.

Israel criticou o acordo, afirmando que Abbas não poderá ser visto como um parceiro da paz se oficializar laços com o Hamas, um grupo islamita que defende a destruição de Israel.

O acordo pede a formação de um governo interino composto por pessoas independentes até que as eleições presidenciais e parlamentares aconteçam, previstas para daqui um ano.

O Hamas venceu a última eleição legislativa dos palestinos, em 2006. Um governo de coalizão foi formado com o Fatah, mas não durou muito e culminou em uma breve guerra civil em Gaza no ano de 2007.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página