Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2011 - 07h21

Tornado destrói telhados e mata um na Nova Zelândia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um tornado com ventos de 200 km/h passou nesta terça-feira por Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, e deixou ao menos um morto e dezenas de feridos.

O tornado atingiu o subúrbio de Albany, sem qualquer advertência das autoridades, às 15h (0h de Brasília).

Os ventos causaram o afundamento do teto de um centro comercial do bairro de Albany, o mais afetado, e viraram vários carros, segundo informou a televisão local, que mostrou imagens de diversos objetos voando.

O tornado destruiu ainda automóveis e tetos de edifícios, arrancou diversas árvores e danificou uma estação elétrica, o que interrompeu o fornecimento de eletricidade no bairro de Glenfield.

"Pensei que fosse morrer", disse uma testemunha à cadeia TVOne.

As autoridades haviam anunciado inicialmente dois mortos, mas depois revisaram o balanço para apenas uma vítima.

O prefeito de Auckland, Len Brown, manifestou espanto com o fato do tornado ter provocado apenas uma morte, levando em consideração o balanço de centenas de mortos nos tornados registrados recentemente nos Estados Unidos.

"Foi um tornado enorme, brutal, temos uma sorte extraordinária de que não tenham sido registradas mais vítimas", declarou Brown à TV3.

O tornado é o último de uma série de desastres que afetaram a Nova Zelândia, incluindo dois terremotos em Christchurch --o segundo deles provocou mais de 180 mortes--, e a explosão em uma mina de carvão em novembro do ano passado que matou 29 trabalhadores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página