Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2011 - 07h53

Soldado tailandês morre em combate na fronteira com Camboja

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM BANCOC

Um soldado tailandês morreu em novos combates na fronteira com o Camboja, o que eleva a 18 o número de vítimas da mais recente crise entre os dois países, iniciada em 22 de abril.

Os Exércitos de Tailândia e Camboja romperam na sexta-feira (29) um cessar-fogo estipulado na véspera para pôr fim à violência que eclodiu na fronteira.

Até o momento, a Tailândia rejeitou a intervenção internacional, enquanto o Camboja solicitou a ajuda da ONU (Organização das Nações Unidas) e da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), presidida atualmente pela Indonésia.

No entanto, os analistas consideram que o Exército tailandês se aproveita do conflito para ganhar influência nas próximas eleições gerais, enquanto o governo cambojano o utiliza para ocultar problemas internos.

A maioria dos enfrentamentos, iniciados há uma semana, ocorreu em torno dos templos khmeres de Ta Meun (Ta Moan em cambojano), Ta Kwai (Ta Krabei) e Preah Vihear.

As fronteiras entre os países, fortemente minada, nunca estiveram claramente delimitadas desde que a França abandonou suas colônias no Sudeste Asiático após a Segunda Guerra Mundial.

O conflito atual começou em 2008, quando a Unesco atribuiu o título de patrimônio da humanidade ao monumento de Preah Viehar, incluindo-o no território cambojano.

Atualmente, a Tailândia já não reivindica Preah Vihear, mas sim vários quilômetros quadrados limítrofes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página