Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2011 - 09h25

Facções palestinas assinam acordo de reconciliação

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Treze facções palestinas assinaram nesta terça-feira um acordo histórico de reconciliação, que abre caminho para a realização de eleições dentro de um ano e a união dos territórios palestinos sob um único governo.

Os representantes dos 13 grupos, entre eles os rivais Fatah, no poder na Cisjordânia, e Hamas, que controla a faixa de Gaza, assinaram o acordo após negociações com autoridades egípcias, no Cairo.

O acordo entre as facções palestinas, mediado pelo Egito, foi anunciado de maneira surpreendente na quarta-feira (27), depois que as demandas para formar um novo governo foram aceitas tanto pelo líder palestino, Mahmoud Abbas, do Fatah, quanto pelo Hamas.

O Hamas venceu a última eleição legislativa dos palestinos, em 2006. Um governo de coalizão foi formado com o Fatah, mas não durou muito e culminou em uma breve guerra civil em Gaza no ano de 2007.

O acordo pede a formação de um governo interino composto por pessoas independentes até que as eleições presidenciais e parlamentares aconteçam.

Israel criticou o acordo, afirmando que Abbas não poderá ser visto como um parceiro da paz se oficializar laços com o Hamas, um grupo islamita que defende a destruição de Israel.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página