Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2011 - 09h40

Palestinos vão às ruas em Gaza para celebrar reconciliação

Publicidade

DA EFE, EM GAZA

Pela primeira vez em quase quatro anos, a bandeira do partido nacionalista palestino Fatah era vista nesta quarta-feira junto à do movimento islâmico Hamas em Gaza, onde foi realizado um ato para celebrar o pacto de reconciliação que ambas as facções formalizam no Cairo.

Cerca de 2.000 pessoas se reuniram na Praça do Soldado Desconhecido, em Gaza, para manifestar sua aprovação ao acordo de união nacional alcançado pelas duas partes, que originará um novo cenário político após anos de divisão e enfrentamento entre as principais facções palestinas.

Centenas de estudantes marcharam da Universidade de Al Aqsa até a praça levando as bandeiras amarelas do Fatah ao lado das verdes do Hamas e a insígnia nacional palestina, além de símbolos de outras facções menores.

Marco Longari/France Presse
Palestinos celebram reconciliação na faixa de Gaza; Israel reagiu com dureza e disse que acordo ameaça paz
Palestinos celebram reconciliação na faixa de Gaza; Israel reagiu com dureza e disse que acordo ameaça paz

A maioria dos participantes do ato eram jovens, muitos deles membros do Movimento 15 de Março, que saiu às ruas no mês passado para exigir dos principais partidos o fim da divisão.

O Fatah e o Hamas mantinham um duro confronto desde junho de 2007, quando o segundo grupo tomou o poder pela força na faixa palestina depois do fracasso do governo de unidade formado com o Fatah um ano após ganhar as eleições de 2006.

"Estou muito contente, isto é uma grande conquista, já chega de anos de pressão. Espero que agora a reconciliação aconteça de verdade", disse à agência de notícias Efe Hussain Kamal, 24, e membro do Movimento 15 de Março, que participava da manifestação.

Outro jovem, Mashbi Kehal, expressou mais cautela e afirmou que não acreditará no acordo "até vê-lo na prática".

Muito mais pessimismo foi demonstrado por Abu Fadi, que vendia sorvetes na praça e dizia a quem lhe perguntasse: "Não acredite neles, são todos são uns mentirosos".

Após meses de negociações sem sucesso, Fatah e Hamas anunciaram na semana passada que haviam chegado a um acordo para encerrar suas disputas.

A cerimônia para oficializar a reconciliação entre as facções e outros 11 grupos, que põe fim a quatro anos de divisão, começou nesta quarta-feira no Cairo.

No ato, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o chefe do escritório político do Hamas, Khaled Meshaal, assinarão o acordo de reconciliação, feito com a mediação do governo egípcio.

O acordo deverá dar lugar à formação de um Executivo de transição que terá a incumbência de organizar eleições gerais e presidenciais em 2012.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página