Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2011 - 18h15

Oposição de Portugal sinaliza que vai aprovar acordo

Publicidade

DA REUTERS, EM LISBOA

O principal partido de oposição de Portugal, o PSD (Partido Social Democrata) sinalizou nesta quarta-feira que irá apoiar o acordo do país com a União Europeia e o FMI (Fundo Monetário Internacional), de resgate de 78 bilhões.

Uma das exigências para o socorro era que a oposição do país concordasse com os termos do socorro financeiro. O Parlamento de Portugal foi dissolvido em março e eleições forma antecipadas para 5 de junho.

O apoio do PSD é crucial para o acordo, já que o partido lidera as pesquisas de intenção de votos para as eleições do mês que vem.

O primeiro-ministro demissionário José Sócrates anunciou na terça-feira que o governo tinha fechado o resgate financeiro depois de várias semanas de negociação.

Portugal é o terceiro país europeu a pedir ajuda externa, depois da Grécia e da Irlanda.

Carlos Moedas, um dos altos partidários da social democracia portuguesa, disse que a reunião de hoje com o FMI e a UE foi boa e que o partido iria analisar os termos antes de anunciar uma posição.

"Eles [a oposição] mostraram que estão comprometidos, estão agindo com responsabilidade", disse o porta-voz da Comissão Europeia Amadeu Altafaj.

Depois de aprovada pela oposição de Portugal, o acordo precisa do aval de todos os líderes da União Europeia. Uma preocupação é a Finlândia, onde um partido antieuro promete votar contra.

CONDIÇÕES

Portugal terá que se submeter a duras exigências da UE (União Europeia) e do FMI (Fundo Monetário Internacional) para receber o socorro financeiro, entre elas adotar um programa de privatização, suspender benefícios fiscais e cortar despesas em saúde e educação.

Uma parte do socorro será transferida para ajudar os bancos portugueses. O acordo prevê que do total do pacote de ajuda, o sistema financeiro pode receber 12 bilhões de euros para se fortalecer.

O documento do acordo vazou nesta quarta-feira para a imprensa portuguesa. Na terça-feira (3), ao anunciar que os termos do pacote de ajuda foi fechado, o primeiro-ministro demissionário José Sócrates disse que não poderia detalhar seu conteúdo antes de apresentá-lo à oposição. Mas em discurso otimista, ele afirmou que era um acordo que 'defende Portugal'.

A oposição portuguesa recebeu hoje o texto com os termos do pacote de ajuda. E terá até 16 de maio para decidir se concorda com as exigências. Em 17 de maio, o pacote tem que receber o aval dos líderes da União Europeia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página