Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2011 - 08h27

Exército invade cidade litorânea na Síria

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As tropas do Exército sírio se espalharam neste sábado por várias regiões do país e entraram na cidade litorânea de Baniyas, onde ocorreram fortes protestos contra o regime de Bashar al-Assad, relataram ativistas de direitos humanos.

O presidente da Comissão Síria de Direitos Humanos, Walid Saffour, disse à TV "Al Jazeera" que "as forças de segurança entraram em algumas áreas de Baniyas, o que atribui à ação um caráter sectário".

Saffour não especificou em que parte da cidade as forças da ordem entraram, mas fontes da oposição apontaram que as ações ocorreram em bairros sunitas.

Os protestos políticos, que começaram em março, reavivaram as tensões sectárias pela primeira vez em décadas na Síria, onde existem ainda minorias cristãs e curdas.

Saffour, cuja organização tem sede em Londres, explicou que as forças de segurança cortaram as comunicações, a eletricidade e a água em Baniyas.

Esta ação lembra o ocorrido na cidade ao sul de Daraa, perto da fronteira com a Jordânia e sitiada pelo Exército desde 25 de abril.

A rede opositora "Sham" informou neste sábado que há tanques e membros das forças de segurança nas ruas na cidade de Daraa e em outras áreas desta província, epicentro da revolta contra o regime sírio.

Em Daraa, as comunicações telefônicas e a conexão à internet estão cortadas há dias e seus habitantes denunciam uma situação insustentável agravada pela falta de alimentos e de remédios.

A chegada de tropas à cidade ocorre um dia depois que milhares de pessoas saíram às ruas para pedir a saída de Al-Assad do poder.

MORTES

Na sexta-feira, as forças de segurança sírias mataram ao menos 27 manifestantes que exigiam o fim do regime do presidente Bashar al-Assad, disseram ativistas de direitos humanos.

Ativistas e testemunhas disseram que as manifestações começaram depois da oração principal de sexta-feira, em cidades de todo o país- de Banias, na costa mediterrânea, até Qamishly, no leste curdo.

O confronto mais sangrento aconteceu no centro da cidade de Homs, em que 15 manifestantes foram mortos, disse o ativista Ammar Qurabi. A televisão estatal síria disse que um oficial do Exército e quatro policiais foram mortos em Homs por uma "quadrilha criminosa".

Um líder tribal denunciou que ao menos quatro manifestantes perderam a vida em Deir al-Zorl, situada na principal região petrolífera da Síria.

As críticas internacionais contra Assad estão se intensificando. O governante passou à ofensiva para manter o governo de quatro décadas de sua família e reprimir os manifestantes, que exigem liberdade.

SANÇÕES

Governos da União Europeia concordaram na sexta-feira em impor o congelamento dos bens e restrições de viagem a autoridades sírias responsáveis pela repressão violenta. Ativistas de direitos humanos dizem mais de 560 pessoas já foram mortas no país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página