Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2011 - 10h59

Talebans e forças do Afeganistão se enfrentam em Candahar

Publicidade

DA REUTERS, EM CANDAHAR

Tropas do Afeganistão se enfrentam, neste domingo, pelo segundo dia com forçar do Taleban em Candahar, no sul do país.

No sábado, insurgentes talebans atacaram diversos prédios públicos em Candahar, entre eles a sede do governo estadual e a sede da polícia.

Tiros de artilharia pesada e explosões ecoaram pela cidade na manhã deste domingo, quando forças afegãs, com o apoio das tropas de coalizão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) tentaram conter os insurgentes, inclusive os que atiraram de um pequeno shopping contra o complexo do governo.

O governador da província de Candahar, Tooryalai Wesa, declarou que os ataques se encerraram, mas tiros foram ouvidos do shopping de onde os talebans atiraram contra o seu gabinete.

Pelo menos 18 insurgentes, muitos dos quais homens suicidas, foram mortos, disse o governador. Três integrantes das forças de segurança do governo e um civil também morreram.

Outras 40 pessoas foram feridas, inclusive 14 policiais, segundo Wesa.

Quatro insurgentes foram capturados, sendo que todos eles eram parte do grupo que participaram de uma fuga em massa da principal prisão da cidade há cerca de duas semanas.

O ministro do Interior do Afeganistão, Zemari Bashary, disse que oito homens-bomba se explodiram durante os ataques de sábado.

ALVOS

Insurgentes talebans atacaram neste sábado uma série de alvos do governo na cidade de Candahar, no sul do Afeganistão.

Os ataques começaram com uma explosão perto do complexo do governo estadual, onde trabalha o governador Tooryalai Wesa, no centro da cidade. O local é muito bem vigiado.

Várias outras explosões foram ouvidas na sequência em outras áreas, no que aparentou ser um ataque coordenado.

Um grupo atacou um prédio perto do escritório do governo estadual. De maneira simultânea, outro grupo atacou o prédio dos serviços de inteligência afegãos e um complexo policial nos arredores da mesma cidade. Segundo uma testemunha, na área foram ouvidas explosões e tiroteios.

AL QAEDA

A insurgência taleban do Afeganistão assegurou neste sábado que a morte do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, "dará um novo impulso" à luta contra as forças dos Estados Unidos e da Otan.

Em declarações à Agência Efe, o porta-voz taleban Zabiulá Mujahid qualificou a morte de Bin Laden de "grande tragédia" para o movimento insurgente afegão.

Os fundamentalistas do país asiático haviam optado até agora por não se pronunciarem sobre a morte de Bin Laden, alegando que não havia provas que confirmassem isso.

Neste sábado, porém, Mujahid aceitou como válida a confirmação emitida ontem pela Al Qaeda indicando que Bin Laden foi abatido em uma operação de forças especiais dos EUA na segunda-feira no norte do Paquistão, e defendeu "um novo impulso" à luta contra as tropas estrangeiras desdobradas em solo afegão.

Em comunicado enviado na noite desta sexta-feira, os talebans afegãos argumentaram que os EUA estão enganados se acreditam que "a moral e os combatentes do movimento insurgente ficarão debilitados' após a morte de Bin Laden, e disseram que isso 'guiará centenas a tomarem o caminho do martírio e do sacrifício".

"A história do islã sempre guardará viva sua memória", assegurou o movimento.

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, dissera na segunda-feira que Bin Laden foi castigado por suas ações e exortou os fundamentalistas a tomarem nota de sua sorte para que se unam ao processo de paz impulsionado pelo governo afegão.

Os EUA invadiram o Afeganistão há quase uma década, pouco depois dos atentados do 11 de Setembro e de acusarem o regime taleban -- então no poder -- de dar refúgio a Bin Laden em território afegão.

OFENSIVA DE PRIMAVERA

O Taleban anunciou na semana passada o início da "ofensiva de primavera" e prometeu intensificar os seus ataques contra tropas estrangeiras e autoridades do governo afegão. Essas ameaças foram reemitidas após a morte de Bin Laden, no Paquistão.

Um porta-voz do Taleban afirmou à agência Reuters que o grupo militante realizou os ataques deste sábado, mas disse que a ação não tinha relação com a morte de Bin Laden.

"Uma série de combatentes estão em várias localidades na cidade. Não são ataques retaliatórios pela morte de Osama bin Laden, mas sim parte da ofensiva de primavera", disse Qari Yousuf Ahmadi a partir de um local não identificado.

Kandahar, local de surgimento do Taleban, tem sido um foco de operações armadas no último ano, e comandantes militares disseram que fizeram alguns avanços, mas que eram frágeis e reversíveis.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página