Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2011 - 12h46

Sogra morre ao saber da morte de Bin Laden, diz jornal

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM DUBAI

A mãe da primeira mulher de Osama Bin Laden sofreu um derrame cerebral e morreu após receber a notícia da morte do genro, segundo a edição deste domingo do jornal "Asharq Al Awsat".

De acordo com a publicação, Nabiha Al Ghanem "não pôde suportar a notícia e desmaiou", após o anúncio da morte do fundador da Al Qaeda, morto no Paquistão pelas forças especiais americanas no domingo passado.

Nabiha Al Ghanem, de cerca de 70 anos de idade, morreu pouco depois "devido a um acidente vascular cerebral" em um hospital de Latakia, na Síria.

Osama Bin Laden casou-se com uma de suas filhas, Najwa, de origem síria, quando ele tinha apenas 17 anos. O casal teve 11 filhos, segundo o jornal.

Najwa Al Ghanem saiu do Afeganistão poucos dias antes do ataque de 11 de setembro de 2001 e atualmente mora na Síria, acrescenta o jornal.

Três das mulheres de Bin Laden e uma dezena de filhos foram morar com ele na casa de Abbottabad, no Paquistão, onde ele foi morto.

ANÚNCIO

A morte de Bin Laden foi anunciada ao mundo pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que se dirigiu à nação em pronunciamento no noite de domingo (1).

Inicialmente houve divergência quanto ao número de helicópteros que teriam sido usados. A última informação é de que duas aeronaves foram usadas, e que podem tratar-se de um tipo novo de tecnologia militar, que não pode ser detectada por radares.

Houve também relatos conflitantes quanto à resistência encontrada pelos Seals na casa em Abbottabad. No início os EUA indicaram que as tropas enfrentaram tiroteio com armas pesadas e que o próprio Bin Laden estaria armado e teria revidado.

Dias depois, a Casa Branca esclareceu que apenas um mensageiro revidou, armado, e que após o matarem, os Seals abateram com facilidade outros aliados de Bin Laden. O terrorista, soube-se mais tarde, não estava armado no momento em que foi morto com um tiro na cabeça.

VÍDEOS

O Pentágono divulgou no sábado cinco vídeos do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, recuperados no local onde ele foi morto no último domingo, no Paquistão. As imagens são um importante material nas investigações sobre as atividades de Bin Laden antes de morrer.

Em um dos vídeos, ele está sentado em uma cadeira, com um casaco de lã e um cobertor sobre os ombros. Ele segura o controle remoto da TV. De barbas brancas, Bin Laden assiste ao noticiário sobre ele mesmo em canais de TV via satélite.

Outro vídeo é uma mensagem aos Estados Unidos, que os funcionários do país acreditam ter sido gravada em outubro ou novembro. Segundo a TV americana CNN, o áudio não foi divulgado porque, segundo os altos funcionários americanos, seria inapropriado. Nestas imagens, parece que sua barba foi pintada de preto.

Em outros três vídeos caseiros, Osama ensaia discursos diante da câmera.

Um funcionário do serviço de inteligência americano disse ao longo da semana que as forças dos EUA tinham conseguido uma quantidade significativa de provas sobre as atividades de Bin Laden durante a operação em que o líder da Al Qaeda foi morto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página