Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2011 - 10h56

Grécia tem inflação anual de 3,9% até abril

Publicidade

DE SÃO PAULO

A inflação anual na Grécia até abril foi de 3,9%, uma queda se comparada com a variação de preços até abril de 2010, de 4,8%.

A inflação mensal de abril foi de 0,6%, informou a autoridade de estatísticas grega.

Apesar da queda da inflação em comparação com o resultado de um ano anos, a variação de preços na Grécia ainda está quase o dobro da meta da inflação na União Europeia.

Os principais responsáveis pelo aumento da inflação em comparação a março foi a variação de 2,7% em vestuários e calçados e de 1% em alimentos e bebidas não-alcoólicas e de 0,8% de transporte.

Na inflação anual, as principais altas foram de bebidas alcoólicas e de tabaco, de 11,6%, e do varejo, de 9,4%.

RISCO

Um ano depois de um pacote de resgate da União Europeia e do FMI, a Grécia ainda está lutando contra uma profunda recessão, alimentando rumores de que terá que reestruturar sua dívida para sair da atual crise fiscal.

A Grécia sofreu hoje um rebaixamento na nota de classificação de risco pela agência Standard & Poor's nesta segunda-feira. O risco do país caiu em dois graus, de "BB-" para "B", diante da probabilidade crescente de que o país tenha que reestruturar sua dívida.

A nota B significa risco especulativo, ou seja, não está no grupo de países mais seguros para se investir.

A chamada crise da dívida europeia foi uma consequência da crise econômica de 2008. Para proteger a economia, os governos aumentaram suas despesas. Aqueles que já tinham gastos públicos elevados viram a dívida estourar, junto com as taxas de juros. Essa bola de neve levou os países periféricos a atingir deficits públicos recordes, perdendo a capacidade de pagar a dívida.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página