Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2011 - 13h04

Áustria autoriza extradição de ex-premiê croata Ivo Sanader

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma corte austríaca autorizou nesta segunda-feira a extradição do ex-premiê croata Ivo Sanader, suspeito de corrupção em seu país e detido desde 10 de dezembro na Áustria.

O advogado de Sanader anunciou que apelará da decisão por considerar que o cliente não terá um processo justo na Croácia. De acordo com a agência de notícias APA, Sanader permanecerá detido à espera da decisão.

O processo contra Sanader é considerado na Croácia uma importante iniciativa das autoridades para lutar contra a corrupção, aspecto sobre o qual a União Europeia (UE) insiste para o avanço da aspiração de adesão do país ao bloco em 2012.

Nikola Solic/Reuters
Ex-premiê croata Ivo Sanader entrou com recurso para impedir sua extradição da Áustria
Ex-premiê croata Ivo Sanader entrou com recurso para impedir sua extradição da Áustria

Sanader, 57, foi preso quando dirigia por uma estrada austríaca, um dia depois do Parlamento croata derrubar sua imunidade judicial.

A porta-voz do Ministério de Justiça croata, Vesna Dovranic, disse que não vai comentar a extradição até que o processo seja encerrado.

Promotores croatas lançaram várias investigações de corrupção contra Sanader, incluindo suspeitas de estar por trás de um plano para criar um caixa 2 para seu partido HDZ durante seu mandato de 2004 e 2009.

Sanader nega qualquer crime e diz ser alvo de uma caçada às bruxas da imprensa e de ex-colega de partido que buscam vingança.

A União Europeia pressiona a Croácia a combater mais a corrupção para que consiga se tornar membro do bloco. A Croácia espera completar as negociações em junho e analistas dizem que a decisão austríaca mostra a confiança na Justiça croata.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página