Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2011 - 00h45

Milhares de pessoas são retiradas de suas casas devido a alta do rio Mississipi

Publicidade

DA EFE

Milhares de pessoas foram retiradas de suas casas na segunda-feira em Memphis, no estado do Tennessee, devido às inundações pelo aumento do nível do rio Mississipi.

Até o momento, 1.300 famílias foram retiradas das áreas de menor elevação da cidade, enquanto locais famosos como Graceland, a residência-museu de Elvis Presley e a Beale Street, famosa por seu "blues", não foram afetados.

A previsão é que as águas cheguem ao seu maior nível ao longo desta noite ou na manhã de terça-feira, quando podem superar 16,5 metros, acima dos 14,8 metros alcançados em fevereiro de 1937, durante uma das piores inundações no rio Mississipi.

As autoridades da cidade indicaram que o sistema de diques resistirá à pressão das águas, mas advertiram a população do perigo de ratos e serpentes, que podem buscar refúgio nas zonas mais altas.

O Corpo de Engenheiros do Exército indicou que abrirá um canal de desvio cerca de 45 quilômetros ao norte de Nova Orleans, no estado da Louisiana, para reduzir o volume e a velocidade da alta do nível do maior rio da América do Norte.

O Serviço Meteorológico Nacional indicou que não são esperadas chuvas na região de Memphis até quinta-feira e que as altas temperaturas podem ajudar a conter a alta do Mississipi em sua passagem pela cidade entre segunda e terça-feira.

Do outro lado do rio, as autoridades do Arkansas, estado onde as tempestades e inundações causaram a morte de 23 pessoas desde meados de abril, avaliam nesta segunda-feira os danos causados em West Memphis, por onde transita 41% de toda a drenagem de água dos EUA.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página