Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2011 - 15h06

Nova ajuda à Grécia será decidida nas próximas semanas

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A decisão sobre as etapas seguintes do programa de ajuda à Grécia será tomada "nas próximas semanas", a partir das conclusões de uma missão de especialistas que começou nesta terça-feira ao país, afirmou a Comissão Europeia.

Uma equipe da entidade, do BCE (Banco Central Europeu) e do FMI (Fundo Monetário Internacional) examinam se a Grécia está cumprindo satisfatoriamente seu plano de redução do deficit público, imposto em troca de um plano de ajuda de 110 bilhões de euros concedidos no ano passado.

A visita acontece antes do início do pagamento da quinta parcela do empréstimo, a ser realizado em junho.

Virginia Mayo/AP
O comissário europeu para assuntos econômicos, Olli Rehn, em uma palestra em Bruxelas sobre a situação econômica da região
O comissário europeu para assuntos econômicos, Olli Rehn, em uma palestra em Bruxelas sobre a situação econômica da região

"Com base no relatório da missão, nas próximas semanas poderemos tomar uma decisão bem formada sobre as etapas seguintes do programa grego", afirmou o comissário de Assuntos Econômicos, Olli Rehn, em uma coletiva à imprensa no Parlamento Europeu em Estrasburgo, no leste da França.

O comissário considerou que está "muito cedo" para se ter certeza das necessidades de refinanciamento da Grécia em 2012. "O papel da nossa missão é justamente avaliar as necessidades do país para o próximo ano", salientou.

O atual programa de ajuda, com duração de três anos, previa que a Grécia negociasse a sua dívida a longo prazo nos mercados em 2010. Mas o aumento das taxas de juros, aliado a um aumento contínuo do débito público, devem fazer com que Atenas siga dependente da ajuda externa para financiar sua dívida.

Diante desta situação, a possibilidade de uma nova ajuda, a ser adicionada ao empréstimo de 110 bilhões de euros concedidos pela União Europeia e pelo FMI, ganhou força nos últimos dias.

NOVO VALOR

A Grécia espera receber, até o mês que vem, uma nova ajuda financeira de 60 bilhões de euros dos países da UE (União Europeia). A informação foi publicada pela agência de notícias Dow Jones, citando como fonte um alto funcionário do governo grego, que não foi identificado.

Em maio do ano passado, a Grécia fechou um pacote de ajuda financeira de 110 bilhões de euros com a UE e do FMI (Fundo Monetário Internacional) para sair da crise financeira. Um ano depois, a situação do país ainda é grave, tanto que o mercado aposta em uma reestruturação da dívida do país, que poderia representar um "calote seletivo".

O mercado especula que a Grécia esteja negociando postergar o prazo de pagamento do empréstimo concedido há um ano pela UE e pelo FMI. As negociações também envolveriam estender em dois o prazo dado à Grécia para reduzir o deficit fiscal para 3% do PIB (Produto Interno Bruto), para 2014.

Uma missão da UE e do FMI chegou hoje a Atenas para inspecionar se o país cumpre as medidas de austeridade impostas para conceder o empréstimo. O cumprimento das exigências é uma das condições para que a Grécia receba a próxima parcela da ajuda, de 15 bilhões de euros, a quinta desde que foi socorrida no ano passado.

GOVERNO

Apesar das notícias que vem circulando desde a última sexta-feira, quando a revista alemã 'Der Spiegel' publicou que a Grécia considera deixar a zona do euro, o governo grego nega um novo pacote de resgate.

O governo desmentiu nesta terça-feira as informações de que negocia uma nova ajuda de 60 bilhões de euros.

'Esse assunto não existe, nem estamos negociando um novo pacote de resgate', declarou um porta-voz do Ministério das Finanças grego.

Entre 2012 e 2013, a Grécia terá que pagar 57 bilhões de dívidas que irão vencer.

Nesta terça-feira, a Grécia emitiu títulos da dívida no valor de 1,625 bilhões de euros, com vencimento em seis meses. Os juros cobrados pelo mercado forma de 4,88%, um pouco acima dos 4,80% pagos na emissão do mês passado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página