Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2011 - 23h31

Senadores dos EUA terão acesso às fotos de Bin Laden, diz CNN

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em meio às trocas de acusações entre o Paquistão e os EUA e às critícas dos filhos de Osama bin Laden, que ameaçaram até processar o presidente dos EUA Barack Obama, a emissora de TV CNN disse nesta terça-feira que as polêmicas fotos da morte do terrorista devem ser mostradas aos senadores americanos.

Veja galeria de imagens da repercussão mundial
Veja fotos das comemorações nos EUA
Veja galeria de imagens com Osama bin Laden
Perfil: Osama bin Laden, o homem mais procurado do planeta

Os congressistas terão acesso às imagens no quartel-general da CIA no Estado da Virgínia, numa data ainda a ser decidida, disse uma alta autoridade do governo americano sob condição de anonimato.

A senadora democrata Dianne Feinstein confirmou que os comitês de Inteligência e dos Serviços das Forças Armadas do Senado terão acesso às polêmicas fotos.

AMEAÇAS DA AL QAEDA

Mais cedo nesta terça-feira a Al Qaeda voltou a pedir que os muçulmanos vinguem a morte de Bin Laden ao afirmar que os americanos pagarão "o preço" da decisão do presidente Barack Obama de matá-lo, em um comunicado citado pelo centro americano de vigilância dos sites islamitas SITE.

Em um texto publicado pelo Al Fajr Media Center, principal site de propaganda da Al Qaeda, a rede afirma que a eliminação de seu líder no dia 1º de maio no Paquistão pelas forças especiais americanas foi "um grave erro" e "um grande pecado", e que Obama levou seu povo a um grande "desastre".

"Agora Obama espalhou o sangue de nosso mártir. Somos uma Uma (nação islâmica) que não se fica silenciosa frente à injustiça, que não nos culpem no futuro. Vocês escolheram isso e pagarão o preço. Obama está protegido por exércitos, mas quem o protegerá de nosso ataque?", adverte a rede.

"É preciso vingar o assassinato do Xeque da Jihad e do Leão do Islã, de uma forma que fará os Estados Unidos esquecerem o prazer de sua felicidade e que fará com que chorem sangue", acrescentou, após denunciar a decisão americana de jogar seu corpo no mar.

"Dizemos a qualquer mujahedin (combatente): se tiver a oportunidade, que a aproveite. Não consulte ninguém para matar americanos ou destruir sua economia. A terra de Alá é vasta e seus alvos estão em todas partes, então é possível atingi-los", acrescentou o texto.

FILHOS CRITICAM

Os filhos de Osama bin Laden qualificaram de "inaceitável" e "humilhante" o fato de os EUA terem lançado ao mar o corpo do líder terrorista e ameaçaram levar Barack Obama à Justiça como "responsável" pelo destino de seu pai em mensagem publicada nesta terça-feira pelo SITE, que monitora sites islâmicos.

"É humana e religiosamente inaceitável ver uma pessoa desse nível e dessa importância para seus parentes ter seu corpo lançando ao mar de uma forma humilhante para sua família e seus adeptos, e que fere os sentimentos de centenas de milhões de muçulmanos", afirma a mensagem assinada por Omar bin Laden.

"Consideramos o presidente Obama em pessoa legalmente responsável pelo destino de nosso pai, Osama bin Laden", indica o texto, divulgada on-line em nome dos irmãos.

"Como filho de Osama bin Laden, nos reservamos o direito" de levar os responsáveis por "esse crime à Justiça americana e internacional para esclarecer a respeito do destino de nosso pai desaparecido", acrescentou.

Os filhos do chefe da Al Qaeda criticam ainda os EUA pelo fato de Bin Laden ter sido morto quando desarmado. Segundo a mensagem, o terrorista "não foi preso e julgado num tribunal para que a verdade não fosse revelada ao mundo".

"Mortes arbitrárias não são a solução para problemas políticos", diz o texto, que critica os EUA também por não respeitar os princípios da presunção de inocência e do direito de defesa.

O comunicado faz a ressalva de que Omar bin Laden sempre foi um crítico dos métodos do seu pai. Omar, 30, viveu com o terrorista até 1999 no Afeganistão. Num livro de memórias, denunciou uma série de violências cometidas por Osama e seus pedidos insistentes para que ele revisse seus métodos de luta política.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página