Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2011 - 19h12

Ao menos 13 morrem em confrontos entre manifestantes no Iêmen

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao menos 13 manifestantes radicais foram assassinados nesta quarta-feira no Iêmen por colegas que participavam de protestos contra o ditador Ali Abdullah Saleh.

O confronto foi deflagrado quando um grupo de jovens manifestantes radicais tentou fazer uma passeata até a sede do governo.

Militares que tomaram parte dos protestos tentaram impedi-los, pois a ação não havia sido combinada com os outros grupos de oposição ao governo.

Segundo testemunhas, tropas do general desertor Alí Mohsen al Ahmar tentaram impedir o grupo de sair de uma praça, perto da Universidade de Sanna, onde se concentram os protestos.

Os militares desertores dispararam bombas de gás lacrimogêneo e canhões de água contra o grupo.

Como os jovens continuaram a se mover em direção ao palácio, as tropas atiraram, com munição letal, primeiro para o alto e depois contra o grupo.

Além das vítimas fatais, pelo menos outras 130 foram baleadas, segundo médicos de três hospitais consultados pela agência de notícias Efe.

Com mortos e feridos em suas fileiras, os radicais retornaram à praça, mas fizeram novas tentativas de chegar ao palácio -- todas frustradas pelos outros movimentos opositores.

O general Ahmar é meio-irmão do ditador Saleh e o número dois na hierarquia do Exército. Ele se uniu à oposição ao ditador no dia 21 de março.

PETRÓLEO

Após três semanas de protestos, manifestantes antigoverno conseguiram o apoio de tribos de Maarib que interromperam a produção de petróleo e de gás. O governo está perdendo diariamente US$ 3 milhões em exportações.

O Iêmen é considerado um pequeno produtor de petróleo. Por causa da crise, o governo considera iniciar a importação do produto da Arábia Saudita.

Os manifestantes, por sua vez, planejam contra-atacar fazendo uma greve geral permanente. Desde o início dos protestos, as greves têm sido eventos esporádicos

Mohammed Huwais/France Presse
Manifestantes antigoverno vão às ruas de Sanaa; ao menos 13 pessoas são mortas por 'fogo amigo'
Manifestantes antigoverno vão às ruas de Sanaa; ao menos 13 pessoas são mortas por 'fogo amigo'
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página