Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2011 - 16h36

Obama prorrogará por dois anos mandato do diretor do FBI

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente Barack Obama fez um pedido surpresa ao diretor do FBI (polícia federal americana) Robert Mueller, solicitando que ele permaneça em seu cargo por dois anos além do previsto.

O mandato de dez anos de serviço de Mueller expiraria em setembro de 2011. A manobra dá tempo a Obama para fazer mudanças no resto da sua cúpula de segurança interna.

Ele já havia anunciado que o diretor da CIA (agência de inteligência americana), Leon Panetta, ocuparia o comando do Departamento de Defesa e o general David Petraeus -- que liderou a campanha dos EUA no Afeganistão -- ficaria responsável pela chefia da CIA.

"Eu acredito que a continuidade e a estabilidade no FBI são fundamentais nesse período", disse Obama em um comunicado.

"Bob [Mueller] transformou o FBI em uma elevada agência de contraterrorismo depois de 11 de Setembro", afirmou.

Altos funcionários do FBI se mostraram surpresos com o pedido de Obama e disseram ter sabido da proposta apenas momentos antes do anúncio oficial pela Casa Branca. Eles esperavam que o nome de um novo diretor fosse anunciado em breve.

Washington vinha tentando há meses encontrar um sucessor para Mueller, que já foi "mariner" (fuzileiro da Marinha dos EUA) e entrou no FBI logo depois dos ataques de 11 de Setembro.

Desde então, Mueller tem sido a peça chave no esforço do FBI de concentrar seus esforços no combate a ameaças terroristas.

Porém, o pedido de Obama implicará na necessidade de mudança na lei americana, que limita a dez anos o tempo de serviço de um diretor do FBI.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página