Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2011 - 22h27

Antes de reunião na Casa Branca, líder rebelde líbio pede apoio dos EUA

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um dia antes de ser recebido na Casa Branca, o chefe dos rebeldes líbios, Mahmoud Jibril, pediu que os Estados Unidos reconheçam a liderança do Conselho Nacional de Transição (CNT) na Líbia.

"Precisamos de reconhecimento", disse Jibril ao ser indagado sobre a expectativa da conversa com um dos assessores de segurança nacional do governo americano, Tom Donilon.

A oposição líbia, congregada no Conselho Nacional de Transição (CNT), quer que Washington reconheça essa entidade como "único interlocutor legítimo do povo líbio", acrescentou.

Diferentemente de França, Itália e Qatar, os Estados Unidos ainda não reconhecem o CNT. Jibril disse à CNN que acredita que a Jordânia será o próximo país a reconhecer a oposição, o que deve acontecer nos próximos dias.

Mark Wilson/France Presse
O alto representante dos rebeldes líbios Mahmoud Jibril será recebido na Casa Branca nesta sexta-feira (13)
O alto representante dos rebeldes líbios Mahmoud Jibril será recebido na Casa Branca nesta sexta-feira (13)

"Tudo o que queremos é que o mundo entenda nossa causa e nos ajude a conseguir cumprir nossos direitos legítimos".

A visita acontece no momento em que o governo do presidente americano Barack Obama aumenta seus contatos com a oposição na Líbia, que busca derrubar o ditador Muammar Gaddafi, no poder há 40 anos.

De acordo com membros do governo americano, o objetivo do encontro é entender melhor o movimento rebelde antes de decidir sobre o alcance da ajuda dos Estados Unidos.

REUNIÃO E BOMBARDEIOS

"O assessor de segurança nacional, Tom Donilon, tem a honra de receber Mahmud Jibril e a delegação do Conselho Nacional de Transição líbio (CNT) nesta sexta-feira à tarde", indicou um comunicado da Casa Branca.

"Esta é a primeira visita oficial a Washington do Conselho Nacional de Transição da Líbia", acrescentou.

O anúncio da visita chega em meio a relatos de que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) voltou a bombardear o complexo residencial do ditador Muammar Gaddafi, deixando ao menos seis mortos e dez feridos.

Na madrugada desta quinta-feira, testemunhas ouviram quatro explosões na região. Na véspera, uma dezena de mísseis também atingiram Trípoli.

A capital líbia tem sido bombardeada quase todos os dias pela Otan, que no fim de março assumiu a direção das operações militares internacionais no país, destinadas a deter os ataques do regime contra civis.

MANDADO DE PRISÃO

Também nesta quinta-feira o ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, afirmou que um mandado de prisão do TPI (Tribunal Penal Internacional) contra o ditador líbio é "provável" até "o final deste mês", segundo a agência de notícias Ansa.

"Se eu tiver que dar um parâmetro de tempo para o fim da missão [italiana] na Líbia, há um momento-chave, que é até o final deste mês, quando, de acordo com todas as probabilidades, o procurador do TPI emitirá os mandados de prisão contra o coronel Gaddafi e alguns membros de seu regime, talvez membros de sua família", disse.

Mahmud Turkia/France Presse
Complexo residencial do ditador Muammar Gaddafi voltou a ser alvo de ataques; ao menos 6 pessoas morreram
Complexo residencial do ditador Muammar Gaddafi voltou a ser alvo de ataques; ao menos 6 pessoas morreram

Frattini considerou que o final do mês de maio representa um prazo para o líder líbio escolher uma outra saída, provavelmente o exílio. Isso porque após o lançamento de um mandado de prisão a situação mudará.

"A partir desse momento não será mais possível imaginar uma saída [espontânea] do poder e do país", disse.

"É evidente que, depois do lançamento do mandado de prisão, toda a comunidade internacional terá a obrigação jurídica, e não militar, de perseguir Gaddafi, como fizemos com Milosevic e Mladic", (líderes sérvios acusados de crimes de guerra pelo TPI), disse o chanceler.

APARIÇÃO NA TV

Na quarta-feira à noite, a TV estatal líbia divulgou imagens de Gaddafi em uma reunião ao fim do dia.

Foram as primeiras difundidas desde um ataque aéreo da Otan em 30 de abril contra Bab al Azaziya -- ocasião na qual o governo líbio afirmou que um filho de Gaddafi, Saif al Arab, e três netos do ditador foram mortos. Gaddafi teria conseguido escapar do local ileso.

Nas imagens divulgadas nesta quarta-feira, o ditador vestia seu tradicional albornoz marrom, óculos de sol e um chapéu preto.

Mahmud Turkia/France Presse - 11.mai.2011
Após rumores de que estaria desaparecido, o ditador reapareceu em imagens divulgadas na TV estatal da Líbia
Após rumores de que estaria desaparecido, o ditador reapareceu em imagens divulgadas na TV estatal da Líbia

"Nós dizemos ao mundo: estes são os representantes das tribos líbias", diz Gaddafi, enquanto aponta aos visitantes e nomeia alguns deles. Um homem mais velho responde a ele: "Você será vitorioso".

Uma projeção atrás de Gaddafi mostra um programa matinal na rede de TV Al Jamahirya, principal veículo de propaganda do governo. Um zoom na tela permite ver a data desta quarta-feira no canto. Não há nenhuma outra confirmação de que as imagens são recentes.

Jornalistas da agência de notícias Reuters hospedados no mesmo hotel disseram que alguns dos quartos foram isolados durante o dia para um evento, mas não viram Gaddafi no local.

No passado, Gaddafi fez diversas entradas pomposas no local, acompanhado por grande grupo de assessores e conselheiros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página