Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2011 - 05h00

Em último vídeo, Bin Laden apoiou protestos no Oriente Médio

Publicidade

DA EFE

A última mensagem de áudio gravada por Osama bin Laden, encontrada na residência em que o terrorista se escondia no Paquistão, mostra seu apoio aos protestos populares no Oriente Médio, assinalou nesta sexta-feira uma autoridade americana à rede CNN.

Na gravação, o líder da Al Qaeda fala dos protestos populares no Egito e na Tunísia, mas não menciona as revoltas na Líbia, Síria e Iêmen, apesar de, segundo as autoridades, a mensagem ter sido gravada no fim de abril.

A autoridade, que pediu anonimato, considerou "desconcertante" que o terrorista "subisse de repente no vagão dos protestos populares" meses após seu começo em fevereiro, e que só mencionasse alguns dos países afetados.

A omissão à revolta contra o líder líbio, Muammar Kadafi, a quem Bin Laden desprezava publicamente, é um "enigma", considerou a fonte, que questiona por que o terrorista "não tratou de inspirar" a Al Qaeda no Magrebe Islâmico, o braço da rede nessa região.

O apoio de Bin Laden às revoltas contrasta com a ideia expressada nos últimos meses pelo Governo de Barack Obama, convencido de que o triunfo dos protestos sem recorrer à violência representava um "extraordinário golpe" à Al Qaeda, em palavras do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates.

A última gravação de Bin Laden, que costumava comentar fatos da atualidade e emitir ameaças a Washington mediante vídeos e mensagens de áudio, foi encontrada entre o material apreendido pelos militares americanos em sua residência na cidade paquistanesa de Abbottabad.

É a segunda mensagem do terrorista divulgada após sua morte, em 2 de maio, já que poucos dias depois o site islamita Shamikh1 publicou um texto elaborado por ele no qual ameaçava o presidente americano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página