Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2011 - 18h06

Ahmadinejad anuncia que acumulará Ministério do Petróleo iraniano

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou que acumulará interinamente o estratégico Ministério do Petróleo, após destituir o seu titular no último sábado em meio a uma reforma do seu gabinete que lhe rendeu um desgaste diante das demais forças políticas iranianas.

"Neste momento, assumo provisoriamente a direção do Ministério do Petróleo", afirmou em uma entrevista levada ao ar ontem à noite. A decisão precede em apenas poucas semanas a reunião bianual da Opep (Organizações de Países Exportadores de Petróleo), presidida por Teerã.

Além do ministro do Petróleo, Ahmadinejad destituiu no último sábado o titular da pasta de Indústrias e de Assuntos Sociais. A reforma ministerial, segundo analistas, visa garantir ao presidente maior controle sobre o Executivo diante do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, e do Parlamento, com o qual tem tido divergências.

CRISE

No final de abril, a tentativa do presidente iraniano de destituir o ministro da Informação, Heydar Moslehi, considerado próximo a Khamenei, motivou uma crise com o líder supremo, que o obrigou a reconduzir o aliado ao cargo.

O episódio fez Ahmadinejad cancelar qualquer aparição pública entre os dias 22 de abril e 1º de maio, desencadeando uma crise considerada inédita entre o presidente iraniano e o líder supremo.

No domingo do dia 1º, no entanto, Ahmadinejad retomou suas atividades ao presidir um Conselho de Ministros.

Partidários e opositores do presidente travam uma batalha pelo controle dos serviços de informação diante da perspectiva das próximas eleições legislativas, em março de 2012. A ala presidencial anunciou a sua intenção de apresentar candidatos em todo o país contra o grupo da atual maioria conservadora no Parlamento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página