Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2011 - 20h09

FMI desbloqueia 1,58 bilhão de euros da ajuda para a Irlanda

Publicidade

FRANCE PRESSE

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta segunda-feira o desbloqueio de mais 1,58 bilhão de euros como parte de sua ajuda à Irlanda. A liberação desta soma para as autoridades de Dublin foi aprovada pelo Conselho de Administração do FMI, indicou o Fundo em um comunicado.

O Fundo também desbloqueou o correspondente à segunda e à terceira parte da ajuda de 21,8 bilhões de euros que o FMI se comprometeu a colocar à disposição do país em três anos, em troca de reformas. Além disso, o FMI elevou para 7,2 bilhões de euros a linha de crédito já disponível para a Irlanda.

A Irlanda recorreu a um resgate conjunto do FMI e da União Europeia no valor de 85 bilhões de euros condicionados a reformas para reduzir a dívida pública e conter a escalada do deficit fiscal. Além do país, Grécia e Portugal recorreram a pacote do tipo devido à crise da dívida.

ESCÂNDALO SEXUAL

O desbloqueio das duas partes prometidas à Irlanda mostra que o Fundo continua a funcionar normalmente após a detenção e o indiciamento de seu diretor-gerente, o francês Dominique Strauss-Kahn, em Nova York neste fim de semanas por agressão sexual a uma camareira do hotel onde estava hospedado.

O FMI decidiu também nesta segunda manter o francês no cargo e continuar acompanhando os desdobramentos do caso.

Membros da diretoria do organismo receberam informações detalhadas sobre a prisão de Strauss-Kahn em Nova York e o andamento do seu caso. Mais cedo, a Promotoria nova-iorquina havia recusado conceder fiança ao francês.

Em comunicado, o órgão internacional não apoiou nem condenou seu diretor-gerente.

"O FMI e sua diretoria executiva continuarão a monitorar os desdobramentos", disse a porta-voz Caroline Atkinson, acrescentando que na reunião o número 2 do órgão, John Lipsky, e o conselheiro-geral, Sean Hagan, informaram a cúpula da entidade sobre o caso.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página