Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2011 - 18h26

China e Paquistão se unem contra influência dos EUA

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os premiês chinês, Wen Jiabao, e paquistanês Raza Gilani se reuniram nesta quarta-feira para reafirmar a amizade entre os dois países em meio à crise entre Washington e Islamabad provocada pelo assassinato de Osama Bin Laden.

A visita de Gilani a Pequim está sendo interpretada por analistas como um pacto de proteção contra a influência dos EUA na região.

Os dois países também compartilham de uma desconfiança em relação à Índia, nação parceira dos Estados Unidos e única com poder militar para se contrapor à China na região.

"Eu quero ressaltar que não importa quais mudanças aconteçam no cenário internacional, China e Paquistão permanecerão para sempre bons vizinhos, bons amigos, bons parceiros e bons irmãos", disse Jiabao para Gilani.

A relação do Paquistão com os EUA se deteriorou desde que forças especiais americanas invadiram o país para matar Bin Laden no início do mês. Washington, por sua vez, desconfia que autoridades paquistanesas acobertaram o extremista enquanto ele se escondia no Paquistão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página