Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2011 - 10h30

Julgamento de Kepiro por crimes de guerra recomeça na Hungria

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O processo do húngaro Sandor Kepiro, 97, acusado por crimes de guerra na Sérvia em 1942, foi retomado nesta quinta-feira em Budapeste, após um médico declará-lo apto a ser julgado.

"O estado mental de Sandor Kepiro não se deteriorou. Ele é capaz de entender e processar informações provenientes do exterior", declarou o juiz do tribunal de Budapeste, Bela Varga, referindo-se aos resultados do exame solicitado pelo magistrado para saber se o acusado podia ser julgado.

Attila Kisbenedek/France Presse
Condenado por crimes de guerra, Sandor Kepiro, 97, tem graves problemas de audição, mas foi considerado apto ao julgamento
Condenado por crimes de guerra, Sandor Kepiro, 97, tem graves problemas de audição, mas foi considerado apto ao julgamento

Os médicos, que realizaram os exames na semana passada, disseram que Kepiro é capaz de entender as informações apesar de graves problemas auditivos. Ele precisa, contudo de ajuda de assessores para acompanhar os procedimentos.

Kepiro foi acusado de ser cúmplice de atos de crimes de guerra como comandante de uma patrulha que participou do massacre em Novi Sad, cidade situada atualmente em território sérvio, no qual mais de 1.200 judeus e sérvios foram mortos.

Na época capitão das forças de segurança, Kepiro é acusado diretamente pelo assassinato de 36 pessoas.

Kepiro, que se formou em direito na Hungria em 1937, foi para a Áustria depois da Segunda Guerra e, em seguida, imigrou para a Argentina --onde trabalhou na indústria têxtil. Ele voltou ao país natal em 1996.

O húngaro nega as acusações, que considera mentirosas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página