Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2011 - 18h00

Israel vai construir novas casas em Jerusalém Oriental

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Uma comissão governamental israelense aprovou nesta quinta-feira a construção de 1.520 residências em dois bairros de colonização judaica em Jerusalém Oriental, área originalmente palestina invadida por Israel, segundo uma ONG anticolonização.

O anúncio ocorre no mesmo dia em que o presidente dos EUA Barack Obama fez um discurso dizendo que um acordo de paz entre palestinos e israelenses só será possível quando o Estado judeu devolver à Palestina os territórios invadidos na Guerra dos Seis dias, em 1967.

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, se prepara para viajar aos Estados Unidos na noite desta quinta-feira para encontrar Obama.

Segundo uma porta-voz da associação israelense Ir Amim, a comissão de planejamento do Ministério do Interior autorizou definitivamente a construção de 620 residências em Pisgat Zeev e aprovou outras 900 no bairro de colonos de Har Homa, perto da cidade palestina de Belém, na Cisjordânia.

Netanyahu já havia ordenado projetos de colonização em Jerusalém oriental.

O anúncio, considerado 'infeliz', de um projeto de colonização em plena visita a Jerusalém do vice-presidente americano, Joe Biden, em março de 2010, desencadeou protestos internacionais.

Desde a conquista de Jerusalém Oriental, em junho de 1967, Israel construiu nessa região de maioria árabe (270.000 palestinos) doze bairros de colonização, onde moram mais de 200.000 israelenses, e proclamou toda a cidade como sua capital 'eterna e indivisível'.

Esta anexação nunca foi reconhecida pela comunidade internacional, que considera o setor oriental de Jerusalém um território ocupado.

Os palestinos querem fazer de Jerusalém oriental a capital do Estado ao qual aspiram.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página