Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2011 - 19h13

Holanda anuncia restrições ao comércio da maconha

Publicidade

DA REUTERS

O governo holandês anunciou nesta sexta-feira que vai começar a proibir turistas de comprar maconha em "cafés" (cofee shops) e também impor restrições de consumo aos seus cidadãos até o final do ano.

A Holanda é conhecida por possuir uma das mais liberais políticas sobre drogas entre os países europeus, a ponto da venda de maconha em lojas ter se tornado uma atração turística internacional.

No ano passado um governo de coalizão chegou ao poder com o projeto de reduzir o turismo da droga no país, criar um programa de apoio em saúde e reduzir os índices de criminalidade.

O Executivo holandês apresentou nesta sexta-feira uma carta ao Parlamento com novas regras relacionadas à maconha.

Os cidadãos do país terão que se inscrever nas "cafés" pelo prazo mínimo de um ano para poder comprar a droga. Cada "café" poderá ter no máximo 1.500 associados, segundo o Ministério da Justiça.

A nova política de drogas começará a valer em cidades do sul do país até o fim desse ano e será estendida para o resto da nação no ano que vem.

Amsterdã tem aproximadamente 220 "cafés" e alguns já estão em processo de fechamento, principalmente no Distrito da Luz Vermelha, o bairro onde bordéis também são legalizados.

Alguns membros do governo, porém, se dizem preocupados que o comércio da maconha caia na clandestinidade e aumente o crime.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página